Quantos couraçados afundados em Pearl Harbor?
Fonte: Examiner.com, 7 de dezembro de 2009 - Via: Sala de Guerra
Em 7 de dezembro de 1941, porta-aviões japoneses no Pacífico lançaram 353 aeronaves em um ataque-surpresa contra a frota da Marinha Norte-Americana ancorada em Pearl Harbor, causando baixas massivas. Há muitos mitos e histórias cercando essa “data que viverá na infâmia”.
Um fato comumente registrado de forma confusa é o número de couraçados americanos afundados no ataque. Muitas pessoas dizem que todos os oito couraçados estacionados no Havaí foram afundados, no entanto, isso é forçar um pouco a realidade.
Mesmo fontes que parecem ser confiáveis não conseguem entrar em acordo. De acordo com o PearlHarbor.org, três foram afundados, o Naval History & Heritage diz que foram quatro, a National Geographic lista dois como “semi-afundados” e o eSSORTMENT diz que foram cinco.
Então, qual é a verdade?
Todas as fontes citadas concordam que o USS Arizona e o USS West Virginia foram afundados durante o ataque. O Oklahoma, o Utah e o California também são citados.
De acordo com o website oficial do USS Arizona, “a explosão que destruiu o ARIZONA e afundou-o ao longo da Ilha Ford consumiu as vidas de 1.177 dos 1.400 a bordo naquela hora”.
Embora não especificamente utilizando a palavra “afundamento”, o website oficial do USS West Virginia diz que “o West Virginia foi abandonado, deitado horizontalmente no fundo do porto”.
Parte da discordância parece estar na definição da palavra “afundado”. Pearl Harbor é raso, então é impossível que um navio tão grande desapareça completamente abaixo da linha da água. Muitos foram descomissionados após o ataque, mas todos – exceto o Arizona e o Utah – foram restaurados e retornaram à operacionalidade.
Oficialmente, de acordo com a Marinha, três couraçados afundaram naquele dia – o Arizona, o Utah e o Oklahoma.
NOTA do SALA DE GUERRA: Não posso dizer que concordo com essa contagem oficial da US Navy. Eles só levaram em consideração os navios irrecuperáveis. Se formos considerar os navios que foram factualmente afundados no dia - somente salvos depois pela pouca profundidade do porto - teremos cinco: Arizona, West Virginia, California, Oklahoma e Nevada. Utah não era mais um considerado um couraçado na época, e sim um navio-alvo.
Dado semelhante pode ser encontrado no ataque a Taranto, em novembro de 1940: o RN Conte di Cavour é considerado "afundado" no ataque - em águas rasas também - mas foi posteriormente erguido e levado para reparos.
Da mesma forma, no ataque da Decima MAS à Alexandria em dezembro de 1941, foram afundados o HMS Queen Elizabeth e o HMS Valiant - ambos em águas rasas e mais tarde recuperados.
O conceito de "afundamento" é, na minha concepção, referente a romper o casco de um navio e inundá-lo, de forma que não consiga mais manter-se na superfície. O fato de estar ou não em águas rasas - possibilitando sua eventual recuperação - não entra no mérito.
1 Comentários
Três couraçados sofreram danos moderados : "Pennsylvania", em doca seca, "Tennessee" e "Maryland", ancorados atrás do "Oklahoma" e do "West Virginia", que não sofreram danos por torpedos.
O "Arizona" foi perda total, pois sofreu explosão devastadora.
O "Oklahoma" foi torpedeado, e emborcou. Chegou a ser reflutuado, e poderia ser reparado, mas na altura da guerra em que isso aconteceu, não foi considerado útil recolocá-lo em serviço.
O "West Virginia" afundou em even keel (mantendo o prumo), e foi reflutuado e devolvido ao serviço ativo. O "California" teve idêntico destino. Ambos engajaram a Força Sul do Almirante Nishimura na Batalha do Estreito de Surigao, em 1944.
O "Nevada" foi o único a se por em marcha, mas, atingido por bombas e em risco de afundar em água fundas, foi encalhado em Hospital Point. Também foi reposto em serviço e lutou mais adiante na guerra, como Apoio de Artilharia à Invasão da Normandia.
Em resumo : quatro afundados ("California", "West Virginia", "Oklahoma" e "Arizona") e um encalhado ("Nevada"), dos quais apenas o "Oklahoma" e "Arizona" não voltaram ao serviço.