O protótipo da aeronave movida a enegia solar e batizada como 'Solar Impulse' decolou nesta quinta-feira (3) pela primeira vez com o piloto de testes Markus Scherdel, no Aeroporto de Duebendorf , nas proximidades de Zurique, na Suíça (Foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRIN)
Avião pioneiro movido a energia solar, que não produz emissões de CO2, faz um voo teste bem-sucedido
A divulgação de formas alternativas de energia ganhou um novo impulso às vésperas da Conferência do Clima de Copenhague com o anúncio de que o primeiro teste com um avião movido a energia solar foi um sucesso. Batizado de Solar Impulse, ele vem sendo desenvolvido desde 2003, tendo à frente o aventureiro Bertrand Piccard, famoso por sua volta ao mundo de balão em 20 dias. Um protótipo do avião fez um voo curto, de baixa altitude ontem, na Suíça, depois de uma série de testes em terra realizados em novembro.
- Foi absolutamente fantástico ver esse avião finalmente no ar - disse Piccard. - Nunca uma aeronave desse tamanho e com esse peso voou com tão pouca energia.
O avião pesa apenas 1.600kg, embora possua a envergadura de um Airbus A330. O objetivo de Piccard é cruzar o Atlântico a bordo da aeronave em 2012 e, posteriormente, dar a volta ao mundo.
O objetivo dos criadores da aeronave, que tem a extensão de asas de um Jumbo, é testar a viabilidade de completar um voo de dois dias e uma noite utilizando apenas a energia solar e preparar o caminho para um objetivo mais ousado: completar a volta ao mundo em cinco etapas, em 2012. (Foto: AFP PHOTO / FABRICE COFFRINI )
Se for bem-sucedido, o projeto vai abrir novas possibilidades, ainda que distantes, para a aviação comercial, uma grande fonte de emissões de CO2 na atmosfera - e cujo controle ainda é uma incógnita.
A nave ganhará mais células solares nas asas, que vão capturar a energia para mover os seus quatro motores. Baterias de lítio vão permitir que o avião possa voar à noite e em dias nublados.
- Ao mesmo tempo, o que conquistamos nesse momento nos permite ver que ainda temos um longo caminho pela frente até podermos dar a volta ao mundo nesse avião.
O Solar Impulse agora será transportado para um outro local, também na Suíça, onde, a partir de março, vão ocorrer novos testes.
0 Comentários