O NAe “Cavour” atracará em Fortaleza (CE) na manhã de 28 de janeiro, nesta quinta-feira, e após o embarque dos helicópteros e das equipes brasileiras, reabastecimento de gêneros secos e frigorificados e água, suspenderá com destino ao Haiti, onde deverá chegar, a depender das condições de tempo e mar, em 1° ou 2 de fevereiro. Entretanto, ainda no primeiro dia de navegação, após o suspender de Fortaleza, aquele porta-aviões será reabastecido, no mar, de combustível e querosene de aviação pelo Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta”, da Esquadra Brasileira. Vale lembrar que esse é o mesmo navio que reabasteceu no mar os navios brasileiros e franceses, na operação de busca e resgate decorrente do acidente com a aeronave do vôo 447 da Air France.




http://2.bp.blogspot.com/_VoabGNCjIxg/R7jlfIX3gLI/AAAAAAAAA3c/iOixU4BcD68/s320/cavour-image52.jpg

CAVOUR PORTA AVIÃO
MARINHA DO BRASIL
A ORDEM
MARINHA
27/01/2010 20:30
ATRACAÇÃO PREV.: 28/01/2010 08:30hs
COD. ATRACAÇÃO: 63-0/2010
Companhia Docas do Ceará - tel. 3266.8800 Praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe
Fonte: Docas-CE - Via: Escuta Aérea Fortaleza


Marinha enviará 2 helicópteros e equipe médica ao Haiti

BRUNO BOGHOSSIAN - Agencia Estado

A Marinha do Brasil enviará ao Haiti dois helicópteros, 11 médicos e 14 enfermeiros, em um navio italiano, para atender os feridos no terremoto. O porta-aviões Cavour foi projetado para uso em missões humanitárias e situações de calamidade, e está equipado para atender pacientes que necessitem de cirurgias de alta complexidade, de acordo com os oficiais brasileiros.

O navio está a caminho do Brasil e deve atracar amanhã em Fortaleza, onde será feito o embarque da equipe brasileira e do material necessário para a operação. O Cavour será reabastecido no mar por um navio-tanque e deve chegar ao Haiti na segunda ou terça-feira.

De acordo com o contra-almirante José Aloysio de Melo Pinto, subchefe de operações do Comando de Operações Navais, o atendimento médico será útil, apesar de a chegada do porta-aviões estar prevista para três semanas depois do terremoto.

"A estrutura de saúde do país acabou e as necessidades de atendimento médico não param. Com o tempo, pode ser que essas necessidades diminuam, mas temos a informação de que o apoio médico é bem-vindo", afirmou. O espaço para os brasileiros no Cavour foi oferecido pelo Ministério da Defesa da Itália.

No porta-aviões, já estão a caminho do Haiti 6 helicópteros, 30 médicos e quase 900 tripulantes e militares italianos. O navio é equipado com duas salas de cirurgia, 35 leitos - sendo 8 para atendimento de terapia intensiva -, equipamentos de tomografia computadorizada e um laboratório.

Além dos médicos brasileiros, também embarcarão no porta-aviões 59 oficiais e praças, entre engenheiros especializados na remoção de escombros, homens do Destacamento Aéreo Embarcado e uma equipe especializada em evacuação aeromédica. A equipe brasileira deve ficar no Cavour por 30 dias, mas novos médicos e militares podem ser mandados para o porta-aviões se for necessário.

O Brasil também vai enviar ao Haiti 700 toneladas de material para assistência humanitária e para os militares que estão no país. O navio Almirante Saboia deve deixar o Rio na segunda-feira, com previsão de chegada ao país no dia 17.

http://2.bp.blogspot.com/_VoabGNCjIxg/R7jkMIX3gJI/AAAAAAAAA3M/QWdp01y4WTU/s400/cavour-image+13.jpg

Médico do CE se integra a navio rumo ao Haiti hoje


Já deverá se integrar, hoje, à equipe de médicos que viajarão ao Haiti, o anestesista e cirurgião cearense Frederico Arnauld. Será o primeiro médico cearense a fazer parte das equipes de saúde que prestam socorro aos haitianos, vítimas de uma das maiores catástrofes naturais já registradas.

Arnauld embarcará no navio-aeródromo (NAe) "Cavour", para um treinamento que se estenderá até amanhã, quando prosseguirão viagem para aquele país da América Central. Segundo informou a assessoria de imprensa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), o médico cearense se integrará à equipe de 13 médicos que viajarão ao Haiti num porta-aviões, em viagem de cinco dias.

Hoje, pela manhã, o contra-almirante José Aloysio de Melo Pinto, com o comandante do navio-aeródromo (NAe) "Cavour" concederão entrevista referente à operação conjunta que será realizada entre a Marinha do Brasil e a Marinha da Itália em apoio ao Haiti.

A embarcação deverá atracar por volta das 8 horas, no Porto do Mucuripe. Na oportunidade, deverão estar presentes o comandante da Marinha do Brasil, almirante de esquadra Júlio Soares de Moura, e o comandante da Marinha da Itália, almirante de esquadra Paolo la Rosa.