Embrapa entrega imagens de satélite do Haiti ao Presidente Lula

Fonte: Infogpsonline

Entrega da Imagens do Haiti A Embrapa Monitoramento por Satélite entregou nesta segunda-feira (18 ) para o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e outras autoridades do Governo Federal, uma série de imagens de satélite de alta resolução do Haiti, geradas no dia seguinte ao terremoto que assolou o país. As imagens representam os primeiros resultados do monitoramento orbital dos impactos do terremoto, ocorrido na quarta-feira (13), e atendem a uma solicitação da Presidência da República, de caráter de urgência.

Os resultados foram entregues pelo pesquisador da Unidade que coordena a ação, Evaristo de Miranda, e pelo engenheiro cartógrafo Wilson Holler. Obtidas pelo satélite GeoEye-1, com 50 cm de resolução, as imagens retratam impactos ocorridos na área urbana, nos terminais e portos, nas telecomunicações e em diversas instalações e infraestruturas do país e devem apoiar as ações de ajuda humanitária e da Força de Paz no Haiti.

Para o Ministério da Defesa, foram gerados arquivos digitais com imagens adquiridas desde 2004 até as mais recentes, mapas e pares de imagens tratadas pela Unidade, arquivos prontos para envio imediato ao Haiti, bancos de dados geocodificados sobre alvos prioritários e toponímia. Algumas das imagens de bairros e outras localidades da cidade de Porto Príncipe também foram impressas na forma de pôsteres e apresentadas ao embaixador do Haiti em Brasília, Idalbert Pierre-Jean, num encontro organizado pelo Ministério das Relações Exteriores. O embaixador solicitou uma cópia dessas imagens para enviá-las ao Presidente do Haiti, René Préval.

Os produtos gerados a partir das imagens orbitais sobre os impactos do terremoto foram utilizados, no mesmo dia, durante reunião do Gabinete de Crise, coordenado pelo Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI/PR), Jorge Armando Felix. O Gabinete de Crise foi instituído pelo governo brasileiro para coordenar a ajuda ao Haiti.

Uma ênfase particular foi dada aos impactos do terremoto na infraestrutura de portos e terminais. O Subchefe de Comando e Controle do Estado Maior da Defesa, Contra-Almirante Paulo Zuccaro, que coordena as operações de apoio à MINUSTAH, solicitou ainda o imageamento em alta resolução da região de Gonaives e de outros pontos operacionais no país e junto à República Dominicana. Mais de 30 pessoas participaram da reunião, de diversas instituições envolvidas com a crise do Haiti, como o próprio GSI, Ministério da Defesa e das Relações Exteriores, entre outros.