Inconformada com os atrasos e restrições tecnologicas impostas pelos Estados Unidos a Marinha Canadense decidiu atualizar suas fragatas com material não americano.
O Departamento de Defesa Canadense afirmou que os sistemas de comando e de controle, previsto para serem instalados nas Fragatas da Classe Halifax que serão modernizadas terão sistemas de terceiros e não da Lockheed Martin, vencedora do concorrrência.
O incidente surgiu devido a aplicação da lei sobre restrições tecnológicas do governo dos Estados Unidos que controla o acesso de nações estrangeiras às tecnologias de origem Norte Americana, conhecida como Internacional Traffic in Arms Regulations (ITAR).
Os canadeneses protestam alegando atrasos na entrega de equipamentos já contratados e pagos, bem como restrição de acesso e treinamento à funcionários canadenses à determinadas tecnologias e equipamentos, também contratados como off set e treinamento.
Como resposta a Marinha Canadense resolveu adiquirir seus radares, sensores e software a serem isntalados o recorrendo para isto à outros países, nomeadamente, o próprio Canadá a Suécia, Israel, Alemanha e Holanda.
Nota do Plano Brasil:
Recentemente a Marinha do Brasil adiquiriu sistemas norte americanos para repotencializar seus submarinos, há a oferta de escoltas AEGIS para a Marinha do Brasil bem como Navios de Assalto e até mesmo o F18 EF e segundo eles “o melhor pacote de off set que se possa oferecer”.
Me engana que eu gosto…
É mais uma edição de “O canto da Sereia”.
Esta é mais uma demonstração e prova de que os EUA não transferem tecnologia, e quem as adquire tem que se submeter as suas restrições de uso e acesso, coisa que não queremos por aqui…
Isto demonstra que embora OBAMA esteja “benevolente” a aquisição de equipamento dos EUA e a transferência irrestrita de tecnologia é conversa para boi dormir, se o Canadá que é um aliado preferêncial dos EUA, membro da OTAN e nação alinhada com os interesses norte americanos, está sujeito às restrições do ITAR, o que dizer do país tropical abençoado por Deus?????
Fonte: Le Portail des Sous-Marins - Via: Plano Brasil
2 Comentários
Quem usa material bélico made EUA tem que entender isso ou fazer como o Canadá, buscar alternativas.