Segundo os dados disponíveis o Peru estará a considerando diversas possibilidades para a reconversão de seus T-55. Trata-se basicamente do T-55 com uma torre modernizada, com um canhão de 125mm equivalente ao canhão ucraniano de 125mm modelo KBM1. A modernização deverá atingir varias viaturas. A principal debilidade do veículo está na sua fraca blindagem que continuaria a ser um problema. Além disso, as viaturas T-55 adaptadas para utilizar este novo calibre transportariam menos munições que os T-55 originais, que são armados com um canhão de 100mm. A China também pode fornecer o mesmo tipo de modernização para os T-55 peruanos, o que, aliás, faria sentido dado permitir a uniformização de sistemas face a adoção do MBT-2000 também conhecido como “Al Zarrar” (que também utiliza um canhão de 125mm). Esta conversão, tem a vantagem de permitir a uma força militar utilizar apenas um tipo de armamento principal nos seus blindados, poupando assim consideráveis recursos.

Peru: Hovercrafts para a Marinha e modernização dos T-55 para o Exército

Fonte: Tecnologia & Defesa

Segundo o site espanhol Defensa, a Marinha do Peru está adquirindo duas embarcações ligeiras tipo Hovercraft modelo GH-2000 TD(M) da empresa britânica Griffon Hoverworks por US$ 3,9 milhões. Os GH-2000 TD(M) medem 12,7 m de comprimento, 6,1 m de largura e 3,93 m de altura. Sua capacidade de transporte é de 20 a 25 militares equipados ou de duas toneladas de carga. Podem desenvolver velocidades de superfície de até 35 nós e possuem autonomia operacional de 10 horas sem reabastecimento. Estão aptos a transpor obstáculos “sólidos” de 0,73 m ou ondas de alturas superiores a um metro.

Por outro lado, segundo a mesma fonte, o Exército do Peru estaria avaliando a possibilidade de modernizar, através da empresa ucraniana KMBD (Kharkiv Morozov Building Design Bureau) e de sua filial local, Casaneve, não menos que 100 de seus carros de combate T-55 fabricados pela extinta União Soviética. Esses aparelhos seriam convertidos para o padrão T-55M8-A2 Tifon II. Os T-55 modernizados serviriam como complemento aos MBT-2000 que estão sendo adquiridos da China.

O T-55M8-A2 Tifón II possui uma comprimento de 6,58 m, largura de 2,4 m e uma altura de 3,4 m. Seu peso equipado para combate é da ordem de 46 toneladas. Essa variante modernizada possui um novo motor 5TDFMA de 1.050 cv que lhe possibilita rodar a uma velocidade máxima de 75 km/h em terreno plano. O armamento principal é um canhão KBM-1M de 125 mm (pode ser também um de 120 mm KBM-2) com sistema de controle de fogo Buran Catherine e mira térmica, podendo realizar uma salva de até oito disparos consecutivos por minuto e alcançar objetivos situados a mais de 3.500 metros de distância com munição tipo APFSDS e HEAT ou até 5.000 metros usando mísseis anti-carro Kombat de guiamento laser. O Tifón II possui armamento leve constituído por duas metralhadoras, uma NSVT de 12.7 mm e uma PKT de 7.62 mm.