Caça F-4B Phantom II similar ao usado pelo Major Goodman

Piloto da Força Aérea dos Estados Unidos desaparecido em combate na Guerra do Vietnã é encontrado e identificado

Fonte: U.S. Air Force – Via: Cavok

Oficiais do Escritório de Pessoas Desaparecidas em Combate (MIA)/POW com o Departamento de Defesa anunciaram no dia 12 de janeiro que os restos de um piloto da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), desaparecido em combate durante a Guerra do Vietnã, foi identificado e retornará para sua família para ser enterrado.

O Maj. Russell C. Goodman de Salt Lake City, Utah, foi homenageado no dia 12 de janeiro na Base Aérea de Nellis, Nevada, lar do esquadrão de demonstração aérea da USAF, os Thunderbirds. Na época que ele desapareceu, o Major Goodman estava atribuído no esquadrão dos Thunderbirds e estava voando com a U.S. Navy num programa de intercâmbio. Ele será enterrado no Alasca, numa data a ser determinada pela família.

Ilustração do mítico ataque a ponte de Thanh Hoa - A Aeronave do Major Goodman foi abatida na mesma provincia da ponte

No dia 20 de fevereiro de 1967, o Major Goodman e o Tenente da Marinha Gary L. Thornton decolaram com seu F-4B Phantom do porta-aviões USS Enterprise para uma missão de bombardeio contra uma ferrovia na Província de Thanh Hoa, no Vietnã do Norte. Eles foram atingidos pela artilharia antiaérea do inimigo e a aeronave explodiu. O Tenente Thornton conseguiu ejetar a apenas 250 pés de altitude, mas o Major Goodman não conseguiu escapar. O Tenente Thornton sobrevivei e permaneceu na ativa até sair para reserva em 1973.

As tentativas de Busca e Salvamento foram prejudicadas devido a pesada artilharia antiaérea e ao fogo de armas automáticas na área do acidente.

Entre outubro de 1993 e março de 2008,, um grupo de norte americanos e vietnamitas liderados pelo Comando Unido POW/MIA investigou o acidente duas vezes e conduziu duas escavações, recolhendo restos mortais e os equipamentos do piloto. As peças recuperadas da aeronaves batem com o tipo de aeronave que o Major estava voando.

Maj. Richard Goodman (a partir da esquerda), do U.S. Thunderbirds; Capelão (Capt.) David Horton, 99º Ala Aérea da Base; e membros da família do Major Goodmam prestam uma homenagem logo que o caixão deixa a aeronave, no dia 12 de janeiro, no Aeroporto Internacional McCarran, em Las Vegas.

Além de identificações forenses e circunstanciais evidências, cientistas do LAboratório de Identificação de DNA das Forças Armadas e da JPAC também usaram verificações de DNA mitocondrial, as quais bateram com duas amostras de material coletado com parentes, para identificação dos restos mortais de Goodman.