O Exército Brasileiro anunciou a compra de 2.044 blindados VBTP-MR de 6x6 da Iveco. Cada um irá custar US$ 1,8 milhões com o custo total chegando a 2,5 bilhões de Euros incluindo apoio logístico. As entregas devem iniciar em 2012 e terminar em 2030 para substituir os blindados Urutu. O projeto era inicialmente chamado de Urutu III e agora foi rebatizado de Guarani. Os blindados serão produzidos com componentes produzidos no pais. O Guarani irá pesar 18 toneladas com capacidade de levar 11 tropas e terá várias versões como Posto de Comando, reconhecimento, recuperação e ambulância.
A AVEX irá modernizar 34 aeronaves AS365K(HM-1) Pantera por R$ 375.803.725,00. Os serviços serão realizados na Helibrás. Outro contrato de e R$ 113.267.396,00 cobre a aquisição ou modernização dos motores Arriel 2C2-CG com FADEC.
A Marinha do Brasil comprou quatro helicópteros S-70B por US$ 163,8 milhões. As aeronaves terão configuração similar a versão australiana. As entregas devem iniciar em 2012.
A FAB operou aeronaves AMX com o casulo Litening durante a operação Laçador em novembro de 2009.
Os Emirados Árabes Unidos estão comprando duas aeronaves de Alerta Aéreo Antecipado Saab 340 AEW por US$ 110 milhões cada.
Os Emirados Árabes Unidos compraram 25 treinadores turboélices PC-21 suíços por cerca de US$ 495 milhões incluindo apoio. As entregas devem se iniciar em 2011.
Os Emirados Árabes Unidos pretende comprar 16 helicópteros CH-47F Chinook por US$ 2 bilhões inclui apoio logístico.
Os Emirados Árabes Unidos comprou 14 helicópteros UH-60M por US$ 171 milhões com entregas em 2012.
A RAF pretende comprar mais 22 novos helicópteros Chinook aumentando o total de 48 para 70 operados como parte do programa Future Helicopter Strategy para aumentar em 40% número de helicópteros disponíveis para condições extremas como o Afeganistão. O primeiro deve ser entregue em 2013 para operar no Afeganistão.
A Luftwaffe não irá receber os lotes finais de caças Eurofighter Tranche 3B. Os 37 jatos do lote serão disponibilizados para exportação ficando a Alemanha com apenas 143 dos 180 planejados. Cancelando o contrato ficaria mais caro devido as multas. Os 15 Eurofighters desviados para venda a Áustria também podem ser contabilizados diminuindo o numero de aeronaves disponibilizadas para 22. A RAF já transferiu 24 Eurofighters para a Arábia Saudita. A Luftwaffe planejava operar cinco Alas do caça e dever cortar uma.
A França irá modernizar 10 caças Rafale da Aeronavale por 300 milhões de euros. Eram versões iniciais padrão F1 que serão padronizadas com a versão mais nova do padrão F3 tendo capacidade ar-superfície e ataque nuclear.
A Venezuela está estudando a compra de jatos de combate JF-17 e treinadores L-15 chineses. A FAV já comprou 10 radares de vigilância Jy-1 e 18 treinados chineses K-8.
A Embraer deve vender 13 Super Tucanos para o Peru para combate ao narcotráfico. As aeronaves devem ser desviados dos modelos a serem entregues a FAB para serem disponibilizados rapidamente.
Myanmar comprou 12 caças Mig-29 da Rússia que irão se juntar aos outros 12 comprados em 2001.
O Japão estuda a compra de 40 caças F-35 para substituir seus F-4EJ. A intenção era comprar o F-22A, mas a venda foi vetada. O Japão também estudou a compra dos Typhoon, F-15SE e Super Hornet, mas ainda podem ser comprados se as entregas do F-35 atrasarem.
A USAF recebeu autorização para prosseguir com a compra de 100 aeronaves para o programa LARA (Light Attack Armed Reconnaissance) com um financiamento de US$ 2 bilhões com a aeronave entrando em operação em 2013. Os concorrentes são o AT802U, o Alenia Aermacchi M-346, o Embraer EMB-314 Super Tucano, o Hawker Beechcraft AT-6L e o Pilatus PC-6 Porter.
A Coréia do Sul iniciou o desenvolvimento de um helicóptero leve de ataque no programa Light Attack helicopter (LAH - foto) como parte do programa KAH para compra de 270 aeronaves. O LAH irá substituir o Hughes 500MD TOW e o Bell AH-1S Cobra. Os concorrentes são o AW109 e um projeto novo junto com o Reino Unido e a Itália. O programa KAH também inclui a compra de 36 modelos de ataque pesado no programa AH-X com os concorrentes sendo o T-129 e o Apache Longbow.
A Índia está desenvolvendo o Light Combat Helicopter (LCH) pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL). O LCH deve voar no fim do ano de 2009 e já tem um contrato para a compra de 65 aeronaves para a força aérea e 114 para o exército indiano. As entregas devem iniciar em 2014 ou 2015. A HAL também está projetando o LOH para substituir os Cheetah e Chetak.
A Marinha indiana iniciou um programa para aquisição de um caça naval com capacidade STOBAR (short take-off but arrested recovery) para formar um novo esquadrão de 16 a 20 aeronaves. Os concorrentes sãoo F-335C JSF, o Su-33, F/A-18E/F, Rafale e Sea Gripen. A Índia já comprou 12 Mig-29K e pretende comprar mais e está desenvolvendo uma versão naval do LCA Tejas. O resultado poderá ser a operação de três tipos de caças navais que irão operar nos três NAEs planejados para o futuro. A Saab respondeu ao RFI indianco com o Sea Gripen que seria uma versão navalizada do Gripen. A nova versão teria peso máximo de 16,5t, peso de pouso de 11,5t, peso vazio 400 kg a mais incluindo novo trem de pouso reforçado e mais longo, pneus mais largos, gancho de parada reforçado e reforço estrutural.
A Força Aérea Russa pretende comprar 38 aeronaves Il-476, a versão mais atual do Il-76 com novos motores, aviônicos e outras melhorais. A capacidade de carga aumentou em 15% mais econômica podendo levar 60 toneladas de carga. A aeronave deve ser comercializada por cerca de US$ 50 milhões.
O Japão irá construir uma segunda classe de NAE maior e mais pesado que a classe Hyuga com 248 metros de comprimento e deslocando e 20 mil toneladas. Será um navio multipropósitos também podendo abastecer outros navios com combustível tendo capacidade de guerra anti-submarina, anfíbia e apoio logístico. A nova classe irá levar 14 helicópteros, um Batalhão de fuzileiros navais e 15 veículos ou blindados.
A AAI estuda um UAV carga e reconhecimento para uso militar baseado em um helicóptero composto da Carter Aviation Technologies. O Carter pode desacelerar rotor de 300 para 100 RPM para atingir maiores velocidade e diminuir o arrasto do rotor em 26 vezes para conseguir atingir velocidades de até 250 nós. O vôo seria com sustentação feita pelas asas. A versão civil leva quatro pessoas ou uma carga de 1,3 toneladas. O alcance é de 2000 km com autonomia de 24 horas.
A nova aeronave não tripulada da Lockheed Martin, o RQ170 Sentinel, já operando no Afeganistão, não é candidato para substituir os MQ-1 e MQ-9 Reaper no programa MQ-X. A aeronave está sendo usada para determinar os requerimentos do MQ-X de um UAV de terceira geração. A segunda geração é o Predator e o Reaper.
A Raytheon adaptou o míssil ar-ar AIM-9X para atacar alvos móveis em terra e na água com alterações do software. O sensor, espoleta de proximidade e cabeça de guerra não foram alteradas. O míssil já foi testado contra alvos na água por um F-15C e um F-16. O desenvolvimento do modo ar-superfície foi iniciado em março de 2007 a pedido da USAF. Agora o F-15 tem capacidade de atacar alvos em terra, além do canhão. Em outra ocasião os pilotos de um F/A-18E ficaram sem munição e não foram autorizados a disparar seus AIM-9X contra alvos em terra em um combate no Iraque.
A Rafael mostrou a nova versão da família Spike chamado Spike NLOS (non-line of sighit) para um míssil com alcance três vezes maior que as versões anteriores podendo atingir 25 km contra 8 km da maior versão anterior. O aumento do alcance foi conseguido mais devido ao aumento do tamanho do motor com um peso total de 70 kg enquanto a maior versão anterior pesa 34 kg. O diâmetro também aumentou e tem vários tipos de cabeça de guerra. O míssil já está em operação, provavelmente em Israel. O novo míssil pode ser disparado de helicópteros, veículos terrestres e navios. As outras versões já estão integradas nos helicópteros Puma da Eslovênia e Tiger da Espanha. O guiamento é por TV CCD e imagem infravermelha. Os outros modelos da família Spike já estão em operação em 18 países/instituições.
O Reino Unido comprou um lote de 1.300 mísseis Javelin por US$ 176 milhões incluindo apoio. As entregas devem iniciar em 2010 até 2012.
A Jordânia pretende comprar 1.808 mísseis Javelin e 162 lançadores CLU apoio por US$ 388 milhões.
A Raytheon foi contratada pela USAF por US$ 171 milhões para produção de 200 mísseis AGM-65D Maverick, 300 mísseis AGM-65G, quatro de treino AGM-65D GCS e oito de treino AGM-65G GCS. Outro contrato de US$ 57 milhões para compra de 750 kits de conversão Paveway III GBU-24A/B.
Sinpapura pretende e comprar bombas JDAM e JDAM laser por US 40 milhões mais apoio logístico. O total de kits são 670 KMU-572B/B Joint Direct Attack Munitions (JDAM) Guidance, 670 DSU-38/B Precision Laser Guidance kits para a GBU-54(V)1/B (MK-82)670 KMU-572B/B Joint Direct Attack Munitions (JDAM) Guidance Kits para a GBU-28B(V)1/B (MK-82), 670 DSU-38/B Precision Laser Guidance Kits para a GBU-54(V)1/B.
A Rafael está desenvolvendo uma versão ar-ar do míssil SAM Stunner para substituir os Python V e Derby. Entre as inovações deve ter uma nova seção de guiamento com sensor de imagem e radar.
A empresa argentina Gradicom testou o míssil PCX-2009 que é basicamente um foguete de 320mm que pode ser usado para pesquisa atmosférica ou como versão guiada superfície-superfície ou antiaéreo.
Os Emirados Árabes Unidos pretende comprar bombas Paveway por US$ 290 milhões. Os kits são 400 GBU-24(V) 11/B Enhanced PAVEWAY III, 400 GBU-24(V) 12/B Enhanced PAVEWAY III, 400 GBU-49(V) 3/B Enhanced PAVEWAY II, 400 GBU-50(V) 1/B Enhanced PAVEWAY II além de 800 bombas MK-84, 400 MK-82 e 400 BLU-109/B. O valor do contrato inclui apoio logístico.
O Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) escolheu uma versão pesada do fuzil HK416 da fabricante alemã H&K como o vencedor do programa Infantry Automatic Rifle (IAR) para uma nova arma automática de apoio de grupo de combate com função similar ao FAP do EB e complementando as metralhadoras leves M249 SAW. A IAR concorreu com versões similares da SCAR da FN belga e a do M4 da Colt americana. O novo fuzil deve entrar em serviço por volta de junho de 2010.
0 Comentários