Hawk Mk-53 TNI-AU (photo : Kaskus Militer)
A Indonésia, numa proposta de modernizar sua força aérea, planeja substituir seus antigos aviões de treinamento Hawk Mk 53, suas aeronaves anti-insurgência OV-10 Bronco, além de adquirir novos armamentos, modernizar aeronaves e adquirir um avançado sistema de radar.
Nota do Vinna: A Indonésia opera outras versões do Bae Hawk. Esse na foto acima é o Hawk 109. Os indonésios também operam uma versão de denominada Hawk 209 com o esquema de cores similar que é capaz de transportar AGM-65 e misseis AIM-9. Todos os Hawks da indonésia tem capacidade de transportar misseis AIM-9.
O Comandante da Força Aérea da Indonésia, Marechal do Ar Imam Sufaat, disse que as propostas de adquirir uma nova aeronave de treinamento, para o lugar dos 20 aviões Hawk Mk 53, e a troca dos 16 antigos aviões OV-10 Bronco da força aérea, foram submetidas para o Ministério da Defesa em 2009 e 2008, respectivamente. A troca dos OV-1o já foi aprovada, aguardando agora a avaliação para substituição dos treinadores.
A Força Aérea está considerando trocar seus jatos de treinamento por aeronaves como: o L-159B, da República Tcheca; o Yak-130, da Rússia; o Aermacchi M-346, da Itália; o Chengdu FTC-2000/JL-9, da China; e o T-50 Golden Eagle, da Coreia do Sul.
A Força Aérea também aumentou o alcance do controle radar de interceptação em Biak e o sistema radar de alerta antecipado (EW) em Timika e Merauke.
A força aérea também propos a aquisição de baterias de ataque anti-aéreo (PSU), três novas aeronaves de reconhecimento e armamentos para suas aeronaves de caça.
A força aérea está atualmente avaliando companhias da Coreia do Sul, Brasil e Republica Tcheca (para aeronaves); França, Estados Unidos e Itália (para radares); Suíça, Espanha, Polônia, Reino Unido e Holanda (para baterias anti-aérea); Iugoslávia, África do Sul, Rússia e China para aquisição dos outros armamentos.
O Brasil participa da competição para substituição dos OV-10 Bronco, com a aeronave Embraer Super Tucano.
CN-235 versi patroli maritim (photo : Defense Studies)
Recentemente a Força Aérea da Indonésia adquiriu três aeronaves de patrulha marítima CASA CN235, e também estuda uma proposta de adquirir algumas aeronaves usadas C-130 dos EUA, e modernizar as que estão em serviço.
0 Comentários