http://www.aviacion.mil.ve/modules/xcgal/albums/userpics/10001/normal_aniversarioJ.JPG

Venezuela unifica Escolas Aéreas

Por Juan Carlos Cicalesi – Santiago Rivas

Fonte: Tecnologia & Defesa - Via: Plano Brasil

Através de uma resolução ministerial, publicada na Gazeta Oficial, foi criada e atribuída ao Ministério do Poder Popular para a Defesa, a Escola de Aviadores Militares da Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) da Venezuela.

Destaca-se na resolução que “o Estado venezuelano tem como diretriz dentro de seu Plano Estratégico a unificação dos estudos para a formação do pessoal da FANB, com o objetivo de adaptá-los à nova concepção de Defesa Integral da Nação”. Considerando a “necessidade de unificação” da FANB, “a ação centralizada e o novo Pensamento Militar Venezuelano proporcionam a fusão dos Centros de Formação de Pilotos e dos componentes militares, além de contribuir com a economia, uma vez que existe a presença de pilotos, técnicos e instrutores na mesma escola”. Com base nesse argumento, decidiu-se criar a Escola de Aviadores Militares da FANB. Como complemento, decidiu-se desativar, fundir e atribuir à nova Escola os seguintes centros de formação: Escola de Aviação do Exército “General de Brigada Juan Gómez”, Centro de Formação Aeronáutico da Marinha “Teniente de Navío Edwin Cardozo Odoe”, Grupo de Treinamento Aéreo No. 14 da Força Aérea Venezuelana e o Centro de Adestramento Aéreo da Guarda Nacional. Sendo assim, os bens, pessoal e equipamentos dos referidos centros serão transferidos para a nova escola. Sua sede principal e o Centro de Formação de Asa Fixa funcionarão nas antigas instalações do Grupo de Treinamento No. 14, na base aérea de Mariscal Sucre, localizada no estado de Aragua.

O Centro de Formação de Asa Rotatória, por sua vez, terá como sede a antiga Escola de Aviação do Exército, em San Felipe, estado de Yaracuy. Há um ano, os antigos centros de formação de sub-oficiais profissionais de carreira (atuais oficiais técnicos) de cada um dos componentes, foram transferidos para a Escola Técnica Militar da FANB. Esse modelo educativo é similar ao de Cuba, cuja doutrina militar, “Guerra de todo un Pueblo”, está inspirada na nova doutrina militar venezuelana, a “Defensa Integral de La Nación”.