Cavour no Porto do Mucuripe em Fortaleza - Ceará
A imagem explica porque os mares do Ceará são chamados de verdes mares...
Foto: Profa. Danielle Silveira Macêdo/Vinna


PORTA-AVIÕES ITALIANO CHEGARÁ AO HAITI NESTE DOMINGO


Fonte: ANSA

O porta-aviões Cavour, uma iniciativa conjunta entre Brasil e Itália, deverá chegar amanhã ao Haiti, anunciou hoje em Milão o ministro da Defesa do país europeu, Ignazio La Russa.

O Cavour, que deixou a Itália há dez dias, "fez uma parada no dia 28 de janeiro no Brasil, onde embarcou uma equipe médica e duas unidades de helicópteros brasileiros, e chegará no domingo ao Haiti", detalhou La Russa.

O ministro italiano esclareceu também que no Haiti a embarcação "não atracará, porque não há infraestrutura apta para recebê-la", e justamente por este motivo será importante a presença de um porta-aviões, cujos helicópteros serão utilizados para "transportar os feridos e os materiais mais facilmente do que se utilizássemos pequenas embarcações".

O Cavour será utilizado ainda como "um hospital à disposição dos feridos", que complementará as ações já realizadas pelas autoridades italianas no hospital de campo, já instalado no país caribenho, completou La Russa.

Com 220 metros de comprimento e capacidade para abrigar até 20 aeronaves, o Cavour partiu da Itália no último dia 19, com cerca de 800 pessoas -- entre militares e médicos, além de produtos de primeira necessidade e equipamentos médicos.

Na última quinta-feira, o navio chegou a Fortaleza, onde embarcaram equipes da Marinha brasileira e materiais necessários para intervenções médicas.

A operação ítalo-brasileira visa levar socorro às vítimas do abalo sísmico de 7 graus na escala Richter. Segundo declarou na semana passada o presidente haitiano, René Preval, a tragédia deixou pelo menos 170 mil mortos e 200 mil feridos.