Nae Cavour em meio as Jangadas do Mucuripe em Fortaleza
Foto: Vinna/Alexandre Maciel/Fernando Bruno

Cavour no Porto do Mucuripe em Fortaleza - Ceará
A imagem explica porque os mares do Ceará são chamados de verdes mares...
Foto: Profa. Danielle Silveira Macêdo/Vinna


Navio chega ao Haiti na segunda (01)
Profissionais ajudarão com assistência médica e comida

Fonte: Portal Verdes Mares

O navio italiano que leva voluntários brasileiros deve chegar na próxima segunda-feira (01) ao Haiti com assistência médica e comida para as vítimas do terremoto.
Cavour no Porto do Mucuripe em Fortaleza - Ceará
Foto: Profa. Danielle Silveira Macêdo/Vinna


O navio italiano Cavour atracou no Porto do Mucuripe, depois de seis dias de viagem. O navio trouxe quase 900 pessoas a bordo e vai funcionar no Haiti como um hospital flutuante.
Navio-tanque brasileiro Almirante Gastão - Foto: Vinna/Alexandre Maciel/Fernando Bruno

A sala de UTI tem câmeras. Quando os leitos estiverem ocupados, os pacientes serão monitorados 24 horas desta sala de controle. Também estão sendo levados equipamentos modernos para a realização de exames. Os pacientes mais graves serão trazidos para cá pelos por helicópteros.

O navio vai levar a bordo 74 brasileiros que também vão participar de missão humanitária no Haiti. 73 militares e 11 civis, entre eles, um médico Cearense.

Assista ao vídeo






No Ceará, 74 civis e militares brasileiros se juntaram a voluntários italianos para ajudar as vítimas do terremoto no Haiti. O navio também funcionará como hospital flutuante.

Navio-tanque brasileiro Almirante Gastão e o Nae Cavour no Porto de Fortaleza
Foto: Vinna/Alexandre Maciel/Fernando Bruno

Médico cearense integra a equipe de ajuda humanitária ao Haiti

Fonte: TV Diário

O porta-aviões italiano Cavour atracou no porto do Mucuripe por volta de 9 horas da manhã desta quinta-feira (27). O navio, de capacidade para 1.300 tripulantes, é o encarregado de transportar italianos e brasileiros para a missão conjunta de socorro às vítimas do terremoto de 7º na escala Richter que devastou o Haiti no último dia 12.


> Brasil e Itália seguem juntos para ajudar o Haiti

A bordo do cavour, 889 italianos e 74 brasileiros, sendo 63 militares e 11 civis. Um desses civis é o médico cearense Frederico Arnaud, que faz parte da equipe que vai prestar socorro aos milhares de feridos. À disposição do médico emergencista, um verdadeiro hospital.

Os leitos são monitorados por câmeras, que permitem a vigilância dos pacientes. Além disso, os profissionais contam com duas salas cirúrgicas, unidade de terapia intensiva e equipamentos de imagem, como raio-x.

Brasil e Itália juntos na missão ao Haiti

Em entrevista coletiva, as Marinhas italiana e brasileira apresentaram mais detalhes da missão. A ação humanitária, segundo o Cônsul da Itália no Brasil, é um exemplo de cooperação entre os dois países. Foram 10 dias para preparar o navio, que saiu dia 22 da itália. Há quase uma semana em alto mar, o porta-aviões chegou ao porto do Mucuripe para o embarque dos demais tripulantes.

Acima varios detalhes do Cavour - todas as fotos: Vinna/Alexandre Maciel/Fernando Bruno

O navio vai transportar oito helicópteros, sendo seis da marinha italiana e dois da marinha brasileira. As aeronaves vão possibilitar a evacuação de feridos, o transporte de materiais e pessoal, e ações de busca e resgate.

Também serão transportados quase 200 veículos, úteis no trabalho de reconstrução do país. Alimentos e água potável também estão à bordo do cavour, que deve ficar na Itália durante um mês. Depois disso, será avaliada a permanência no Haiti e feito um rodízio da equipe. No Ceará, mais de 400 profissionais estão cadastrados para a missão.

O Comandante da Marinha, Almirante Moura Neto, também informou que na próxima semana uma nova tripulação de militares seguirá para o Haiti a bordo de um navio brasileiro.