CLBI lança Foguetes de Treinamento Básico

O presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem, participou, na tarde desta quinta-feira (25), da operação de lançamento dos Foguetes de Treinamento Básico (FTB), no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), localizado em Parnamirim (RN). A campanha, denominada Operação Barreira I – FTB, acontece até sexta-feira (26).

“O lançamento foi um sucesso”, resumiu Ganem. Na ocasião, o dirigente enfatizou a importância da atividade das Forças Armadas e dos institutos parceiros do Programa Espacial Brasileiro. “É preciso manter essas operações durante todo o ano, pois contribuem para capacitar os institutos e centros com vistas ao aprimoramento”, disse.

O objetivo dessa atividade é lançar e rastrear os foguetes, com telemetria, sem carga útil tecnológica. Além disso, permite o treinamento operacional das equipes de logística, telecomunicações, preparação, integração, montagem, lançamento, rastreio, segurança, coleta e tratamento de dados. A Operação Barreira I-FTB foi realizada sob direção do tenente-coronel Aviador Luiz Guilherme de Silveira de Medeiros e do capitão-aviador Clóvis Martins de Souza.

O CLBI participou, em 2009, de quatro lançamentos desse tipo: dois em São Luís (MA) e dois em Parnamirim (RN). Todos alcançaram o resultado esperado que foi garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae). Além da preocupação de manter a excelência técnica do efetivo do Centro, a campanha mantém a operacionalidade dos equipamentos para futuros lançamentos de foguetes de maior porte.

Fonte: AEB - Foto: CLBI - Via: Panorama Aeroespacial