Dois objetos desconhecidos caem sobre a Mongólia


Dois objetos de origem desconhecida, caíram perto de Ullan Bator, capital da Mongólia, em 19 de fevereiro. O primeiro, de acordo com o relatório da Mutual UFO Network (MUFON) pesava dez quilos, enquanto o segundo, muito maior, pesava duas toneladas.

Além destes dados e uma fotografia, não há muito mais informação sobre o caso, embora o objeto da imagem assemelha-se a um fragmento de foguete ou um avião, talvez uma ogiva do foguete.

Esses fragmentos, que aparentemente não causaram feridos, pode entusiasmar os fãs do fenômeno OVNI, mas o fato é que, em geral, e independentemente de asteróides e meteoros, objetos que caem na Terra tem uma origem bem terrestre.

Na realidade, o acontecimento pode apontar para um outro problema encontrado, o do lixo espacial, que cada vez é mais preocupante.

Lixo Espacial


Mais de 10.000 objetos espaciais inúteis orbitam ao redor da Terra e podem ser muito perigosos para os equipamentos espaciais e equipes lançadas ao espaço.
Estes resíduos, a maioria de partes de satélites e de foguetes, já provocaram pelo menos três choques documentados com satélites, e o possível choque com um quarto satélite, e alguns impactos em zonas escassamente povoadas do planeta.

As a
utoridades dos E.U.
A. se encarregam de detectar este perigo e alertar o resto do mundo, mas a Agência Espacial Europeia (ESA) não considera isso suficiente e quer criar seu próprio observatório para evitar novas colisões.

Felizmente, a atmosfera serve como o melhor reciclador de lixo. Alguns pedaços de velhos satélites entram na atmosfera e queimam, sem chegar na Terra.

No caso de objetos maiores, como quando chegou à desativação da estação espacial MIR, os técnicos causaram sua queda em uma área segura.

A MIR terminou em uma área desabitada do Pacífico sul. Em outras ocasiões, os satélites são movidos para outra órbita em que não há interesse econômico ou perigo, mas nem sempre podem ser controlados.

Em uma granja sul africana caiu um tanque de combustível de dois metros de diâmetro. Ele não causou nenhum prejuízo, mas se pode imaginar o choque. Os fragmentos da Mongólia podem ser um caso parecido.

Tradução: Carlos de Castro

Fonte: ABC.es - Arquivo do Insolito