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Embraer pode ganhar impulso com concordata da JAL

Fonte: Terra Com informações da Reuters.

A Embraer pode se beneficiar com a concordata da Japan Airlines (JAL), depois que a companhia aérea japonesa reformular sua frota com aviões menores e de consumo mais eficientes de combustível. A JAL, que abriu processo de proteção contra credores nesta terça-feira como parte de reorganização apoiada pelo Estado, planeja aposentar todos os seus 37 Boeings 747-400 e todos os seus MD-90 para trocá-los por aviões menores.

Segundo a assessoria da aeronáutica brasileira, a aérea japonesa não sinalizou nenhuma mudança de planos com relação aos pedidos de quatro aviões Embraer 170 restantes em carteira. Em 2006, a aérea japonesa fez um pedido de dez aeronaves - seis delas já foram entregues.

Pelo contrário, a redução do tamanho da maior companhia aérea do Japão em receita pode gerar novas encomendas à Embraer, segundo analistas. Além disso, a concordata da JAL pode também ajudar um projeto de jato regional da japonesa Mitsubishi Heavy.

"Isso vai colocar a Embraer e o jato da Mitsubishi em destaque", afirmou Kotaro Toriumi, analista do setor aéreo. "Aviões menores e regionais serão bem vindos pelas grandes companhias. A Embraer já tem crescido sua participação, mas isso pode ajudar a Mitsubishi a ter mais encomendas."

O fundo estatal que está apoiando a reestruturação da JAL, o Enterprise Turnaround Initiative Corp of Japan (Etic), afirmou em comunicado nesta terça-feira que a companhia aérea vai introduzir 50 aviões regionais de pequeno e médio portes como parte do plano de reformulação.

"A JAL tem uma série de aviões grandes e pouco eficientes no consumo e isso tem custado muito", disse Akitoshi Nakamura, diretor-executivo da Etic em conferência nesta terça-feira, depois da JAL fazer o pedido de concordata sob o peso de US$ 25 bilhões em dívidas.

Apesar de a Etic não ter revelado que empresa vai receber encomendas da JAL, em um documento mais detalhado obtido pela Reuters o fundo especificamente cita os aviões regionais ERJ da Embraer como possíveis aeronaves para a nova frota da companhia aérea japonesa.

A Embraer é a terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo depois da Airbus e da Boeing e produz jatos com capacidade para até 120 passageiros, bem como aeronaves executivas e para área de defesa.
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Concorrente
A Mitsubishi Heavy recebeu 125 encomendas para o modelo MRJ, o primeiro jato de passageiros desenvolvido no Japão. Desse total, 25 pedidos são da All Nippon Airways, concorrente da JAL.

"O MRJ é o avião 'made in Japan' e o governo também tem se envolvido em seu desenvolvimento. Considerando isso, faz sentido que a JAL escolha fazer pedidos de MRJ depois do apoio recebido do Estado para a sua recuperação", afirmou Reiko Sonoyama, consultora da indústria de aviação.

Sonoyama também afirmou que a JAL pode decidir por aposentar seus 18 aviões A300, da Airbus, e usar Boeings 767 no lugar.