A Federação da Rússia tornou-se o maior fornecedor de equipamento militar a países latino-americanos, superando os Estados Unidos da América entre 2008 e 2009. No entanto, o Tio Sam interfere no Brasil, nos programas de modernização militar? Se a Força Aérea Brasileira, declarou que prefere o Sukhoi SU-35 BM, porque é que Brasília pondera outras alternativas?
A venda de armas fornece segurança e proteção para o cliente, enquanto projetos conjuntos criam postos de emprego e estimulam as economias do comprador e do vendedor. Para o vendedor, contratos de manutenção e formação fornecem uma porta aberta para o fortalecimento dos laços econômicos e culturais mais a jusante.
América Latina já não o brinquedo de Washington. Na verdade, ela não é de ninguém. Políticas sensatas e socialmente progressistas varreram do poder as oligarquias fascistas assassinas apoiadas pelos EUA na maior parte do continente, e Moscou sempre foi respeitado pelo povo como um amigo e um aliado. Portanto, com a onda de Poder Popular, que recentemente despertou o continente, não constitui surpresa que os governos que deixaram de ser intimidados por seu vizinho do norte viram a Moscovo para adquirir equipamento superior a preços melhores e condições mais flexíveis.
Venezuela, Brasil e Peru foram os principais compradores de equipamento russo, seguido por Colômbia e México, enquanto a Argentina está alegadamente considerando as actuais condições interessantes de pagamento de Moscovo, e para 2010, Bolívia, Uruguai e Equador estão actualmente a negociar acordos.
Em 2009, a Federação Russa era o segundo maior fornecedor de armas no mundo após os E.U.A. e na região latino-americana, as suas vendas de armas totalizaram mais de US $ 5,4 bilhões, após um crescimento de 900 por cento de 2004 a 2009. Venezuela representou 4 bilhões de dólares, cerca de metade desta quantia a ser convertida em negócios que dão às empresas russas interesses nos campos venezuelanos de petróleo e de gás.
O estranho caso do Brasil
Quanto ao Brasil, o governo desse gigante despertado sensatamente coloca a prioridade sobre os contratos que colocam a ênfase em uma abordagem comum que ajude o país a desenvolver sua indústria bélica, mediante operações de fabrico e de transferência de tecnologia.
O que é estranho no Brasil é o fato de que as fontes Pravda.Ru têm indicado que a grande maioria dos pilotos e estrategistas da FAB (Força Aérea Brasileira) são favoráveis ao investimento na plataforma fantástica de equipamento russo, como a super-caça Yakovlev Yak-130, excelente para programas de treinamento e as operações de patrulha com seus baixos custos de compra e de manutenção. Além disso, o Sukhoi T-50 é a única caça de quinta geração, que pode ser comparada ao F-22 Raptor norte-americano. E por quê foi o Sukhoi SU-35BM, que a FAB preferia, excluído do Programa brasileiro FX-2?
Qual é o jogo que o chefe da FAB, Brigadeiro Junio Sato joga? Ou seja, o quê está ele fumando? Por quê no seu programa de re-equipamento FX-2 para a Força Aérea Brasileira, ele está considerando o Gripen sueco e Rafale francês quando há alternativas melhores e de menor custo? Alguém está influenciando alguém no Brasil para não comprar o equipamento russo? E o quê é que Junio Sato vai dizer agora, que o Sukhoi não corresponde às normas e procedimentos do governo brasileiro?
12 Comentários
Pepê Rezende
Confesso: Sou uma viúva-sukhoi, portanto, suspeita de opinar.
Não sei, mas lendo este artigo agora eu lembrei de um poema do Carlos Drummond de Andrade: E agora José?
Se o Flanker estivesse na disputa "pondo tudo" o que o Pedro Paulo Rezende (opnião que respeito muitissimo!) a história seria outra... Acho que seria até capaz de ocorrer o que o Lula falou certa vez: "oferecerem os caças de graça"...
De qualquer forma que venha o Rafale...
havia a necessidade de se fazer uma short list?
Por que a FAB não manteve todos os concorrentes até o final?
abraços a todos
“Parece” que ninguém, no mundo, comercializa seus equipamentos bélicos TOPs. Ou vai acontecer pela primeira vez agora com o PAK-FA T-50 e, talvez, o F-22 Raptor...
“Parece” que tem uma ação de “retaliação” brasileira na OMC contra o “terrorista” subsídio americano ao algodão brasileiro que causou um prejuízo aos “nossos” cofres de US$ 2.5 bilhões. E ainda tem a sobretaxa aduaneira às importações do nosso álcool combustível, feito de cana. Lembro que o emissário “repuplicano”, ”Obama-Boy”, quando "democráta", era senador por Illinois, segundo maior produtor do milho para o Álcool nos EUA, portanto: Ele apoia os subsídios internos e as sobretaxas contra o Metanol brasileiro e, por "ironia" do destino, será a SHELL Bra"z"il COSAN que vai quebrar este subsídio. Lembro que o maior concorrente da EMBRAER “era” a Bombardier (e os subsídios que ela recebeu do governo canadense que violam os acordos da OMC, especialmente para o Brasil).
“Parece” que pressão, arrogância e ingerência são as maiores especialidades “made in USA”, como as Bases de Okinawa, Fragatas Canadenses, F-35 britânico, F-22 Raptor japonês... não falo nem do AT-29, o prejuízo ali só foi para compor o “teatro” diplomático ianque.
Por falar em “modelos descontinuados”, eu lembro que o Gripen é só um modelo, ainda. "Poderá” ser um “sucesso” no “futuro”. Mas NUNCA será um 5ª geração.
Lembro que, AO MENOS, a COPAC poderia formalizar uma opinião, referente ao PAK-FA T-50 e a exclusão do SU-35BM do FX-2...
Parece” que “uma andorinha na mão é melhor que duas voando”.
AVIBRÁS, orgulho brasileiro!!!
Qual modelo foi descontinuado? O Su35BM será a base da Força Aérea Russa junto com o Su34. O bloqueio à carne brasileira ocorreu em função do ressurgimento da aftosa depois que alguns fazendeiros irresponsáveis (que tinham terra dos dois lados da fronteira) contrabandearam gado do Paraguai. Quanto às pressões, isso é cascata. O avião só apareceu porque não compramos o Su35 original. Os russos, como offset, propuseram a instalação de uma fábrica da Embraer na Rússia para construir o E-190 como parte de um pacote de US$ 3 bi!
Abraços
Pepê
Mas o bloqueio russo foi: “estratégia para reduzir” ou “ressurgimento da aftosa”?
Quem citou “modelo descontinuado” mesmo, foi??
Aliás, o SU-35BM, que eu saiba também, nunca foi descontinuado. Acho que recentemente na Sibéria só o MIG-1.44 e o Su-47 Berkut, este, ainda foi protótipo e o SU-37 Terminator, que é o SU-35BM...
E o Sukhoi SU-27 Flanker já chegou até a fazer parte do projeto brasileiro e nem mesmo esse é descontinuado.
E por falar na CCCP, faz tempo né? Mas foram bons aqueles tempos de Lênin, Stalin, Khrushchov, Brejnev, Andropov, Tchernenko... mas deixa eles pra lá, a gente sabe se expremer o passado russo só sai sangue e, senão, soa até rancoroso. Theodore Roosevelt matou 3.000.000 de índios e é herói nos EUA.
Por falar em rancor, lembrei do meu em relação do doce Truman. Então, você lembra com certeza dos trechos do Diário Secreto de Truman, né? E dando continuidade ao meu rancor: E a Comissão da Verdade e a Lei da Anistia, alguma opinião sua JÁ formada?
Por falar nos aviões da EMBRAER, o que você acha mesmo do “Caso Bombardier OMC” e o subsídio canadense a ela? Pois quem abriu foi a EMBRAER.
Já que pressão é cascata: O que você acha sobre as Bases EUA em Okinawa e a Constituição Federal Nipônica imposta pelos EUA a 65 anos e vigente até hoje? Pergunta aos Hibakushas o que eles acham dela?
E a EMBRAER tem pernas próprias. Quem quase ficou sem pernas e sem existir no dia 22 de agosto de 2003 foi a Base Espacial de Alcântara/MA, o que você acha daquele acidente (Dano: moral, Diplomático, Material, Técnico, Intelectual...) que "O comando da Aeronáutica investigou e concluiu que foi causado por uma falha elétrica" ainda bem.
Sobre os prejuizo ianque aos cofres de US$ 2,5 Bi do algodão brasileiro na OMC e do Etanol, eu queria uma opinião sua, você esqueceu também.
"O avião só apareceu porque não compramos o Su35 original", FONTE: KGB
É por que você Pepê, é formador de opinião, muitos lhe seguem, inclusive eu.
Viva a AVIBRÁS.