KARLSKRONAVARVET KOCKUMS CORVETA VISBY. Uma corveta invisível nórdica
DESCRIÇÃO
Fonte: Campo de Batalha Naval - Por: Carlos Emilio
As corvetas da classe Visby são as mais modernas corvetas em operação no mundo, atualmente. Sua construção se deu no início 1999 e foi lançada ao mar em junho de 2000, e tendo suas prova em mar aberto, sendo iniciadas em fevereiro de 2001. Sua entrada em serviço se deu em 2003 e a marinha sueca espera poder contar com 5 navios desses em 2006.as 4 primeiras corvetas foram prepardas para guerra anti minas e anti submarino e as outras serão equipadas para a guerra anti superfície e ataque. Este navio será equipado com um helicóptero de tipo correspondente a sua função.
Acima: O desenho arrojado da Visby faz com que fotos como essa pareçam um desenho artistico. Sem duvidas que o projeto deste moderno navio de guerra representa uma revolução para o desenho naval.
As formas de seu desenho, diferenciadas, se devem á necessidade de se conseguir atingir uma discrição visual, infravermelha, acústica e de radar. Ou seja, este, é um navio projetado para ser invisível, ou “stealth”. As soluções de desenho encontradas neste projeto, já estão sendo usadas pelos construtores de alguns países, como os EUA que usam o desenho da Visby, como referência para seus projetos LCS (litoral combat ship), ou navio de combate de águas rasas.
Os materiais usados na construção do casco são fibras de carbono e vinil, que são uma maior rigidez e resistência, junto com um menor peso e reflexão de radar.
Os materiais usados na construção do casco são fibras de carbono e vinil, que são uma maior rigidez e resistência, junto com um menor peso e reflexão de radar.
Acima: Uma corveta Visby no dick seco, pouco antes e seu lançamento ao mar. A Marinha dos Estados Unidos se interesseou pelas soluções de engenharia e design desse navio e estudou a possibilidade de incorporalas a seu programa LCS (Litoral combat Ship).
A Visby, conta com o sistema CETRIS C3 (comando, controle e comunicação), que é formado pelo sistema CELSIUS TECH 9LV MK3E; Um sistema de apoio MAST, e um sistema de comunicações. O sistema 9LV MK3, está baseado num sistema de arquitetura aberta usando o sistema operacional Windows NT. O sistema de comunicações é do tipo digital possui grande capacidade e foi desenvolvido pela companhia dinamarquesa INFOCOM conjuntamente com a companhia Karlskrona, que conecta os sinais de dados e voz. Este sistema permite comunicações internas e externas abertas em conferenciam, além do acesso a redes de dados baseados em terra e no ar.
Os mísseis usados pela Visby, são os Bofors RBS 23 BAMSE anti aéreo com 15 km de alcance e o Bofors RBS 15MK2, antinavio, com alcance de 250 Km e possui uma ogiva de 480 libras, que o deixa com capacidade similar à do Harpoon americano. Já, o canhão de uso geral, é um Bofors 70 SAK MK 3 de 57 mm. Este canhão está carregado com 120 projéteis e ele pode disparar 220 tiros por minuto a um alcance de até 17 Km. Para a guerra antisubmarina, a Visby está equipada com foguetes anti-submarino de 127 mm, cargas de profundidade, torpedos TP 45 de 400 mm. Para a guerra antiminas, a Visby está equipada com o sistema subaquático ROVs da Saab Bofors, que são veículos operados remotamente, para a caça a minas e para a eliminação da mina, é usado o ATLAS Elektronik Seafox ROV. Está instalado nesse navio, também, um sistema multi sonar computadorizado CDC, que integra as informações entre o sonar passivo com o ativo de freqüência variável.
O radar principal é um multi missão Ericsson Sea giraffe AMB 3 D que faz busca aérea e de superfície, a um alcance máximo de 168 km, além de rastrear e iluminar alvos para as armas do navio. O controle de tiro é providenciado por um radar de banda I/J Ceros 200. A contramedida eletrônica é feita por um sistema de iscas MASS que lança 32 projéteis contra mísseis anti navio que estejam atacando a Visby. Esses projéteis podem ser usados contra sistemas infravermelhos, eletro óptico, laser e ultravioletas.
Acima: A pintura de camuflagem aplicada ao navios dessa classe pela marinha suéca conseguem uma eficaz diminuição da visibilidade da Visby.
A propulsão deste navio é feita por uma combinação de turbina diesel e gás CODAG. São 4 turbinas Honeywell TF50 a gás e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90 a diesel que são conectadas a duas caixas de engrenagens que produzem propulsão à jatos de água. Com essa propulsão a Visby atinge uma velocidade máxima de 65 km/h o que representa mais velocidade da grande maioria de navios de guerra atuais. Seu alcance, no entanto, é baixo, chegando a 4259 km. Porém seu objetivo se dá em patrulhar e defender o litoral sueco, e para isso a autonomia é um fator secundário.
Acima: Esta foto, tirada recentemente mostra bem a preocupação de manter a Visby furtiva mesmo visualmente com essa camuflagem.
FICHA TECNICA
Tipo: Corveta
Data do comissionamento: Junho de 2002
Velocidade: 35 nós
Alcance: 4259 km
Deslocamento: 600 toneladas
Comprimento: 61,50 Mts
Boca:10 Mts
Propulsão: 4 turbinas a gas Honeywell TF50 e 2 turbinas MTU 16V 2000 N90.
Sensores: Radar de busca aérea e de superfície Ericsson Sea giraffe AMB 3 D com 168 km. radar de controle de fogo Ceros 200.
Armamaneto: Um canhão Bofors SAK MK-3 de 57 mm, 8 misseis antinavio RBS-15MK-2, 8 misseis anti-aéreos RB-23 BAMSE, 4 tubos lançadores de torpedos de 400 mm Type 43/45.
Tripulação: 43
Abaixo: pode se ver um esquema da corveta Visby. Cliquem em cima da
ABAIXO PODEMOS ASSISTIR A UM VIDEO SOBRE A VISBY
Fonte: Campo de Batalha Naval - Por: Carlos Emilio
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