Inaugurado um portal, batizado de Salariômetro, que informa a remuneração média das categorias de profissões no momento da admissão.
O trabalhador ou o empregador podem pesquisar no sistema online os valores de salários médios das ocupações, que servem de parâmetro para contratações com carteira assinada.
Para o governador, provável candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o site serve como orientação a trabalhadores, sindicatos e empresas, principalmente as pequenas e médias que não têm recursos para fazer uma pesquisa sobre o mercado de trabalho.
O instrumento, desenvolvido em conjunto com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), da USP, utiliza dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), e da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), ambos produzidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Questionado se o portal tem possibilidade de alavancar empregos, o secretário de Emprego e Relações de Trabalho, Guilherme Afif Domingos, disse que a elevação de postos de trabalho é consequência apenas do investimento.
"O que eleva o nível de emprego é investimento público ou privado. O que estamos fazendo é fluindo as informações para que haja velocidade na correção de distorções".
O site calcula as remunerações médias das ocupações nos 26 Estados, além do Distrito Federal. Em São Paulo, as informações podem ser detalhadas para os 645 municípios.
O governo paulista oferece ainda o site Emprega São Paulo, onde os trabalhadores em busca de emprego podem pesquisar as vagas oferecidas pelas empresas. Segundo o governador, o sistema já gerou 170 mil empregos notificados.
0 Comentários