Rússia vende 6 aviões de treinamento avançado Yak-130 para a Líbia
By Vinna com informações do RIA Novosti
A Irkut anunciou durante a feira aérea de Cingapura (Singapore Airshow 2010) a venda de seis aviões Yak-130 para a Líbia, a informação foi repassada por Arkady Gurtovoi, vice-diretor de Marketing e Relações Externas nesta empresa.
Gurtovoi disse que o contrato foi assinado com a intermediação do Grupo Rosoboronexport ", e prevê a entrega de duas aeronaves em 2011, e as 4 unidades restantes em 2012." O Primeiro-ministro russo Vladimir Putin anunciou no mês passado assinou um contrato no valor de 1.300 milhões de euros para o fornecimento de armas russas a Líbia.
O Yak-130 caça de treinamento avançado desenvolvido pela Yakovlev, um escritório de design integrado pela Irkut. É o primeiro avião projetado e construído de na Rússia após a desintegração da URSS e custa cerca de 15 milhões de dolares, de acordo com o catálogo da Corporação Irkut. Alguns componentes da aeronave são fabricados em Nizhny Novgorod, mas a produção em massa tem lugar na cidade de Irkutsk, na Sibéria Oriental.
5 Comentários
Fiquei fascinado por esta máquina. Acho, inclusive, melhor que seus irmãos chineses e italianos. É uma fantástica plataforma e possui uma excelente aviônica.
Fico pensando...três AT-29 custam dois brinquedos destes.
Por favor Vinna, sabe o custo de manutenção.
Obrigado, parabéns pelo Blog.
abraço,
Vinna
Miguel Junior.
Miguel Junior, acompanho sempre seus comentários nos sites e blogs especializados, parabéns.
Questiono sobre a hora/custo manutenção desta fantástica máquina por causa do baixo custo de manutenção do “nosso” sujeito a retaliações e embargos EMB 314 AT-29 Super Tucano. Lógico que não dá para comparar a plataforma do “nosso” querido Tucano com o YAK-130.
Como eu disse, acho o YAK-130 melhor que seus irmãos: o L-15 chinês e o M-346 italiano, ou o EADS Mako europeu, ou T-50 coreano, ou Bae Hawk britânico e o MIG-AT russo (todos Caças Treinadores).
Questionei ao Vinna, porque o custo total de três AT-29 daria para comprar dois YAK-130.
A Líbia está também adquirindo, mas num pacote de US$ 2 bilhões em armamento russo envolvendo 20 caças militares (Su-35, Su-30 e Yak-130) + algumas dúzias de tanques T-90 + sistemas de mísseis S-300 e a modernização de 70 tanques e outras armas.
http://port.pravda.ru/russa/02-02-2010/28840-libia_armas_russas-0
Miguel Junior, o custo do excelente caça-leve FC-1 / JF-17 Thunder chinês é similar ao preço do YAK-130. Levando-se em conta: custo de manutenção, aviônica, armamento, confiabilidade, futuras modernizações/atualizações e vida útil... Qual desses dois você acha o melhor?
Obrigado pela atenção.