A história da aviação está cheia de exemplos de aeronaves que marcaram época por suas qualidades, e de outras que ficaram famosas pelo longo tempo de uso. Uma que merece ambos os elogios é o helicóptero anfíbio Sikorsky "Sea King" (Rei do Mar), que no dia 11 de dezembro deu baixa final na Aviação da Marinha de Guerra dos Estados Unidos, após 50 anos de uso. Mas nem por isso ele cessou de operar nas Forças Armadas americanas: permanece em serviço no Esquadrão Presidencial VH-3D dos Estados Unidos, na Guarda Costeira (US Coast Guard) e no Corpo de Fuzileiros Navais (US Marines), além de operar em pelo menos uma dúzia de aviações militares, como a da Marinha de Guerra do Brasil e de continuar voando para operadores civis em todo o planeta.
Comentando a cerimônia de desativação desse derradeiro exemplar da Marinha O Almirante americano Ron Christensen observou: "o confiável Sea King é uma aeronave extraordinária, que atuou como aparelho multi-missão antes mesmo dessa qualificação ter sido definida pelos militares"
E qual o segredo do "Sea King"? Simplesmente o bom senso. Concebido para operar em terra e na água, operar em quaisquer condições de tempo, resistir a avarias de operação ou de combate, ele acabou sendo montado sob licença na Inglaterra e Itália e fabricado numa longa série de versões diferentes, adotadas em 23 países, as últimas com quase o dobro da potência motriz e desempenho pelo menos 80% superior às iniciais. Exemplares participaram de numerosas guerras e conflitos, como do Vietname e do Golfo. O derradeiro "Sea King" da US Navy (número de série 154.121) foi fabricado em 1986 e voou 10.166 horas.
Estima-se que a frota mundial de helicópteros "Sea King" já cumpriu 5,2 milhões de horas de voo em missões militares e outras três ou quatro milhões em operações civis.
Em breve a marinha Brasileira deverá deixar de o perar o Nobre Sea King, ja que encomendou o Sea hawk para substitui-lo
Equipado para transportar executivos, autoridades, feridos, soldados e carga, efetuar salvamentos e resgates, patrulhar rotas marítimas, transportar metralhadoras, bombas, foguetes, torpedos, cargas de profundidade ou alimentos e remédios, o "Sea King" ficou também famoso como aeronave que resgatou no mar os primeiros astronautas que regressavam de viagens à Lua. Uma respeitável folha de serviços para o rei que agora chega à aposentadoria.
0 Comentários