05 de março de 2000
Morre co-piloto do Xavante do Grupo de Avião de Fortaleza
Grupos de buscas da Aeronáutica, Marinha e Corpo de Bombeiros passaram a manhã de ontem vasculhando a Baía de Todos os Santos, à procura do avião Xavante prefixo AT-26, pertencente ao 1 Esquadrão do 4 Grupo de Aviação, com sede em Fortaleza, que caiu na noite de anteontem, quando tentava pousar na capital baiana.
Os mergulhadores acharam no final da manhã o avião situado num ponto com dez metros de profundidade.
O avião estava sendo conduzido pelo piloto, 2 tenente-aviador Ricardo Vargas de Carvalho Espósito e co-piloto, 1 tenente-aviador André Roberto de Oliveira Neves.
Espósito conseguiu apertar o botão ejetor da cabine e pousou de pára-quedas, sendo resgatado com ferimentos leves nas águas da baía, enquanto o co-piloto Neves não conseguiu realizar o mesmo procedimento, permanecendo dentro do aparelho que caiu no mar próximo à Praia da Boa Viagem.
O corpo do co-piloto André Neves foi localizado dentro da fuselagem do Xavante.
De acordo com um comunicado da Aeronáutica, o Xavante viajava de Natal para a capital baiana em missão de treinamento e quando se preparava para pousar na Base Aérea de Salvador apresentou problemas, obrigando o piloto a executar o procedimento recomendado para a situação, ou seja, evitar que o aparelho caísse na área urbana e depois realizar a ejeção dos tripulantes.
A manobra, impediu, por exemplo, que o avião atingisse as ruas de Salvador, lotadas de foliões que brincavam o Carnaval na noite de sexta-feira.As equipes de buscas interromperam o trabalho à meia-noite e reiniciaram a procura da fuselagem do avião por volta das sete horas de ontem, apesar da pouca visibilidade na Baía de Todos os Santos, em conseqüência da chuva que caiu pela manhã em Salvador.
NOTA OFICIAL - O Comando da Aeronáutica divulgou uma nota sobre o acidente. A nota diz que durante o procedimento para pouso em Salvador, o avião apresentou problemas, obrigando os dois tripulantes a desviarem a aeronave para o mar e executarem o procedimento de ejeção. Houve perda total da aeronave e um dos tripulantes, 2 tenente-aviador Ricardo Vargas de Carvalho Espósito, foi resgatado e passa bem.
Fonte: Diário do Nordeste
4 Comentários
Tenho um vasto material dos acidentes com os xavante aqui no ceará que tão logo eu organize vou postar
Outro detalhe Fernando... vou por um banner do CAVOK no topo do blog na aréa de parceiros... ok?
abraço,
Vinna
Como seria possível obter o material sobre acidentes com aviões Xavantes que está em sua posse?
Abraços,