O governo argentino reativou em novembro passado os estudos para uma possível compra de aviões AEW&C (Airborne Early Warning & Control – Sistema Aéreo de Alerta Antecipado e Controle), ocasião em que solicitou à divisão de aeronáutica do grupo Saab a atualização das propostas formuladas em 2002 e 2007.
Naqueles períodos, o Ministério da Defesa da Argentina manteve conversações com o grupo sueco com a intenção de adquirir três dos quatro aviões Saab 340 AEW&C equipados com radares de vigilância aérea Erieye da Ericsson que estavam prestes a serem retirados da frota ativa da Força Aérea da Suécia. Entretanto, as negociações foram encerradas devido à falta de recursos financeiros para que o governo de Buenos Aires formalizasse a compra.
Apesar disso, a meta de adquirir três aeronaves AEW&C continua fazendo parte do Programa de Radarização do território argentino, plano lançado no inicio dos anos de 1990 na época que Carlos Menem era o presidente. Após um período de paralisação, o projeto foi retomado em 2003 durante a administração de Carlos Duhalde, contudo, o primeiro movimento importante foi feito em 2006 pelo então presidente Néstor Kirchner, ocasião na qual foi aprovada a compra de onze radares de vigilância aérea 2-D baseados em terra desenvolvidos pela empresa estatal argentina INVAP, dos quais sete estão em funcionamento.
O plano prevê também a instalação de três radares 3-D, contudo, as licitações internacionais para a contratação dos mesmos foram canceladas, havendo informações de que a INVAP estaria trabalhando em um radar de projeto doméstico dotado de mesma capacidade. No contexto do Programa de Radarização, os aviões AEW&C cobririam as áreas onde os radares terrestres 2-D e 3-D não podem alcançar ou penetrar e executariam tarefas de Comando & Controle durante eventualidades.
Em janeiro de 2008, a Suécia vendeu um dos seus Saab 340 AEW&C desativados para a Tailândia, cuja entrega será feita em meados do corrente ano. Outros dois exemplares restantes foram negociados em novembro de 2009 com os Emirados Árabes Unidos numa operação de venda avaliada em US$ 200 milhões.
A Tailândia necessita de dois aparelhos AEW&C e parece estar em vias de comprar um segundo lote de seis caças-bombardeiro Gripen juntamente com o quarto e último Saab 340 AEW &C disponível.
Diante disso, se a intenção argentina de comprar aviões AEW&C é definitiva, resta agora a opção de contratar o equipamento de duas ou três aeronaves Saab 340B com o radar Erieye, bem como a instalação de sistemas de comunicações e controle necessários.
A preferência pela combinação Saab340/Erieye sobre o EMB-145 AEW&C da Embraer, cujo radar de vigilância é também o Erieye, é justificada pelas autoridades argentinas com considerações relativas à padronização de frota e aos custos. A LADE (Líneas Aéreas del Estado), serviço de transporte aéreo comercial operado pela Força Aérea da Argentina (FAA) em rotas que são economicamente inviáveis para companhias privadas, contará em breve com um total de cinco turboélices Saab 340B recentemente adquiridos de segunda mão, o que torna essa aeronave uma escolha mais adequada como futura plataforma AEW&C da FAA.
Fonte: Tecnologia & Defesa
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