Avião da Uece volta a fazer pesquisas

Aeronave laboratório é a única da América Latina que possui equipamento de microfísica de nuvens

Após sete anos e seis meses parado para manutenção, o avião-laboratório da Universidade Estadual do Ceará (Uece), voltou a ativa. Agora, os cientistas poderão avançar nas pesquisas meteorológicas e esclarecer dúvidas sobre as mudanças climáticas no País. A aeronave é única no Nordeste e segunda no Brasil, que está sendo usada no projeto intitulado "Pesquisa de Infraestrutura e Estudos das Mudanças Climáticas sobre o Nordeste Brasileiro e o Papel das Nuvens e Aerossóis".

O avião é o mesmo que foi operado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), na década de 1980. O equipamento passou a fazer parte do Laboratório de Física de Nuvens e Mesoescala (LFNM), extinto no fim da década de 1990.

No ano 2000, a aeronave passou a ser da Uece e se tornou avião-laboratório. Em 2002, fez seus dois últimos voos, e precisou parar para manutenção.

Foram mais anos de espera por financiamento e somente esse mês, ele voltou a funcionar novamente. Em seu primeiro voo, o equipamento fez parte da "Operação Pre-Chuva", realizada em Alcântara, no Maranhão. O objetivo foi de recolher dados iniciais sobre a chuva quente na região.

Segundo coordenador do mestrado em Ciências Físicas Aplicadas da Uece, professor Alexandre Araújo Costa, as pesquisas que deverão ser realizadas com a ajuda da aeronave, são cruciais para esclarecer dúvidas sobre as mudanças climáticas em várias regiões do Brasil.

Importância

Segundo ele, além de medir as gotículas da chuva, diâmetro e o volume das nuvens, será possível provar o quanto a ação do homem pode ser prejudicial para o clima, ocasionando mudanças meteorológicas. Ele cita o exemplo de uma pesquisa realizada na Amazônia, em 2002, quando o avião identificou o processo de inibição da formação de chuva na fase liquida, devido ao impacto das queimadas nas nuvens.

O professor Carlos Jacinto, coordenador do Laboratório de Pesquisas Atmosféricas da Uece, explica que a aeronave é de grande importância para a pesquisa mundial, já que é a única da América Latina que possui um equipamento capaz de medir a microfísica das nuvens.

Para a reativação da aeronave, foi preciso uma revisão estrutural do cubo da hélice e das turbinas, com o custo de R$1 milhão e 100 mil, financiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e Estado.

No fim deste ano, o avião-laboratório vai participar da "Operação Chuva", que irá mapear os processos de formação de chuva e identificar alteração nas propriedade das nuvens em todo o litoral nordestino.

GOVERNO ESTADUAL
Convênio com UFC garantiu estudos

O Laboratório de Física de Nuvens e Mesoescala (LFNM) originou-se no Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1989. Ele foi resultado de solicitação do Governo do Estado, que buscava parceria para estudar temas relacionados ao tempo e clima da região Nordeste brasileiro, particularmente do Ceará.

Àquela época, foi assinado convênio entre a UFC e a Funceme. Neste convênio a UFC se comprometia realizar pesquisas na área da Física da Atmosfera, além de atuar diretamente na formação de recursos humanos especializados nessa área.

Fonte: Diário do Nordeste