Artist's impression of PAK-DA the Russian bomber (image : Militaryphotos)

Com o novo caça em mãos, Putin quer bombardeiros modernos

Uma vez que os trabalhos no caça de quinta-geração PAK-FA forem completados, a Rússia deve proceder com o desenvolvimento de uma novo bombardeiro estratégico nuclear (PAK-DA), conforme informou ontem, dia 1°, o Primeiro Ministro da Rússia Vladimir Putin.

“Certamente, nós não poderemos se confinar em desenvolver somente um novo modelo de aeronave de combate. Após o caça de quinta-geração, nós devemos pensar e começar a trabalhar numa plataforma aérea de última geração, de longo alcance – que possa transportar nossos novos mísseis nucleares estratégicos,” disse Putin num encontro com o gabinete de segurança num compelxo industrial militar, na fábrica da Sukhoi. Após o término da União Soviética, a Rússia permaneceu com a frota de ainda formidáveis mas pouco ágeis bombardeiros turbohélices Tupolev Tu-95MS “Bear”.

Possui ainda uma frota um pouco menor de bombardeiros mais modernos, os supersônicos Tupolev Tu-160 “Blackjack”, a maior aeronaves de combate já construída até hoje.

A Rússia efetuou o primeiro teste em voo do novo caça stealth Sukhoi T-50 (PAK-FA) no final de janeiro, representando a primeira nova aeronave militar desde o 1991, visando enfrentar o caça de quinta-geração F-22 Raptor dos EUA que voa a mais de uma década.

Putin, quando então Presidente, ordenou em 2007 a retomada das patrulhas aéreas de bombardeiros ao redor do globo, visto como uma maneira de demonstrar o poderio aéreo nuclear da Rússia frente ao mundo ocidental.

Fonte: Reuters – Texto: Cavok