Fabricação de bomba nuclear do Irã está atrasada, diz general dos EUA
Segundo David Petraus, bomba atômica não ficará pronta ainda neste ano
Segundo David Petraus, bomba atômica não ficará pronta ainda neste ano
As intenções do Irã de fabricar uma arma nuclear "estão demorando um pouco" e não serão concretizadas ainda neste ano, afirmou nesta terça-feira, 16, o comandante militar dos Estados Unidos para o Oriente Médio, general David Petraeus.
Petraeus disse a uma comissão do Senado que a pressão internacional sobre Teerã deve ser mantida para que o país abandone seu programa nuclear.
O general acrescentou que a avaliação precisa sobre a capacidade nuclear do Irã é confidencial, mas que os esforços iranianos para fabricar uma bomba atômica já se alongaram por muito tempo.
O Irã garante que seu programa nuclear tem fins pacíficos, o que é rechaçado pelas potências mundiais e pelo órgão controlador da ONU, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).
Fonte: Estadão
3 Comentários
Fico pensando sobre a MORAL das grandes potenciais...
Israel então, o que a AIEA fala?
O Irâ nunca agrediu niguém com bomba atômica, quem fez, feito os EUA e a França, que recebam seus recibos depois que pagarem estas duas contas.
E a China e o BraSil empurrando a questão iraniana para depois da revisão da TNP... e as rapinas da OTAN querendo ATÉ unilateridades.
Vamos ver então para que serve o Conselho de Segurança.
Pois a ONU, AIEA, UE, OTAN, ALCA, OMC a gente sabe que para pouco serve.
Esse panda...
Israel é um estado, habituado a cometer atrocidades impunemente.
O ideal seria um Médio Oriente livre de armas nucleares, mas se Israel as tem o Irão tem o mesmo direito. Aliás, Israel não atacou o Irão porque os residuos nucleres e armas quimicas + os seus misseis seriam suficientes para destruir Israel, o que espero não aconteça excepto se Israel atacar....
Ainda bem, que a atual política governamental brasileira, pode ser dita: É NOSSA, digo, sem interferências ianques, sem traições.
Hoje, nossa política é de acordo com NOSSA soberania e os fundamentos futuros da nossa nação. Louvada seja!!
Diante de duas cúpulas internacionais sobre a questão nuclear, ideólogo da política externa de Lula afia críticas as "potências que não cumprem TNP, mas exigem dos outros."
"Ex-número 2 do Itamaraty e sucessor do ministro Mangabeira Unger na Secretaria de Assuntos Estratégicos, Samuel Pinheiro Guimarães ataca as Potências Nucleares que não cumprem o Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), mas exigem de países desarmados, como Brasil e Irã, o estrito respeito de suas obrigações."
"Quem invadiu o Iraque não tem moral para cobrar o Irã."
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100321/not_imp527213,0.php
Pinheiro Guimarães: é ilógico dizer que desarmados ameaçam a paz
http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=126239&id_secao=9