click to enlarge
O Irã anunciou que porá em órbita em 2011 um novo satélite de pesquisa por seus próprios meios, ao não conseguir, aparentemente, ajuda de outros estados, informou o ministro de Comunicações e Informação Tecnológica, Reza Taqipour.

Irã constrói nova rampa de lançamento de foguetes
A rampa está em construção no centro espacial de Senman

O Irã está construindo uma nova rampa de lançamento de foguetes, "provavelmente com a colaboração" da Coreia do Norte, indicou nesta sexta-feira a revista especializada britânica Janes, mostrando imagens de satélite da obra em curso.

A rampa está em construção no centro espacial de Senman, a leste de Teerã, e pode servir para o lançamento do novo foguete espacial iraniano, batizado de "Simorgh", acrescenta a revista.

O foguete, de 27 metros de comprimento e diâmetro de 2,5 metros, pesa 85 toneladas e possui quatro estágios. Será utilizado para colocar em órbita, dentro de dois anos, um satélite de 100 kg.

A obra em curso, assim como os ajustes ao foguete Simorgh, "demonstram a probabilidade de uma colaboração com a Coreia do Norte no programa de mísseis", escreve a revista.

Janes afirma que "as plataformas vistas (nas fotos de satélites) se parecem com as da nova rampa de lançamento que a Coreia do Norte possui em Tongchang".

Um fosso cavado à frente da rampa "corresponde também ao novo local de lançamento de Pyongyang na costa ocidental", diz. "Além disso, a primeira fase do foguete Simorgh se parece com o Unha-2 da Coreia do Norte", afirma.

A nova rampa, situada a quatro quilômetros a noroeste do centro espacial de Semnan, está no meio da construção. A 2,5 km a sudoeste ocorre outra obra, que ainda está em fase inicial.

Estas atividades mostram que "Teerã parece determinado a continuar o desenvolvimento de seus mísseis e seus foguetes, apesar das tentativas dos Estados Unidos de reunir o apoio necessário para aplicar sanções adicionais", conclui a Janes.

Na quinta-feira, França, Reino Unido e Estados Unidos se pronunciaram a favor de novas sanções da ONU contra o Irã. China e Rússia pediram mais tempo para que os esforços diplomáticos possam dar resultado.

Vários países ocidentais suspeitam que o Irã esteja desenvolvendo um programa nuclear com fins militares, o que Teerã nega.

Fontes: FOLHA - Agências