Rússia não vai participar da licitação dos reabastecedores da USAF

Moscou negou hoje informações vinculadas na a imprensa de que a estatal russa United Aircraft Corporation – UAC tencione participar da Licitação do fornecimento de aeronaves de reabastecimento em vôo da USAF.

Segundo a agência de notícias Interfax, um porta-voz da UAC descreveu como "um disparate" os rumores sobre um suposto envolvimento da empresa na competição, no valor de 30.000 milhões de euros. Alguns meios de comunicação chegaram a noticiar que a UAC ofereceria no certame uma versão modificada do avião Ilyushin 96.

Em declarações publicadas hoje pelo jornal Kommersant, assessor do presidente Dmitri Medvedev e do primeiro-ministro Vladimir Putin, disse durante sua visita a Moscou na semana passada a secretária de Estado Americana Hillary Clinton, sequer cogitou o assunto.

Um funcionário da UAC especulou junto ao Jornal Kommersant, de que talvez a versão sobre o suposto envolvimento do consórcio russo na competição teria sido difundida nos EUA no intuito de dar a impressão de que a Boeing não seria a única empresa participante do certame.

Além disso, um porta-voz da United Aircraft Corporation – UAC disse que a conversão de muitos tipos Ilyushin 96 em aeronaves no prazo fixado, seria tecnicamente muito difícil.

By Vinna com Informações do DW- World