Pilotou um helicóptero, mesmo com uma bala na cabeça

Militar foi ferido num tiroteio, mas conseguiu aterrissar em segurança numa base britânica

Um piloto britânico foi atingido por uma bala na cabeça, num tiroteio perto de Garmsir na província de Helmand, no sul do Afeganistão, há umas semanas. Mesmo ferido, conseguiu pilotar o helicóptero e aterrissar em segurança, transportando vítimas, equipes médicas e soldados, informou a CNN.

O piloto, Tenente Ian Fortune, 28 anos (foto), foi baleado acima dos olhos, de acordo com o apresentador inglês, Mike Brewer, 41, do Discovery Channel, que também estava a bordo do helicóptero CH-47 Chinook, com sua equipe, filmando um episódio para um documentário sobre máquinas de guerra.

A bala atingiu um trilho de metal na frente do seu capacete, que é usado para anexar óculos de visão noturna. O capacete foi perfurado e a bala entrou em sua cabeça causando uma hemorragia grave.

"Estava ocorrendo uma batalha. Achei que era o fim dos meus dias", confessou o apresentador, contando que os comandos do helicóptero foram danificados e que foi uma verdadeira proeza mantê-lo no ar.

"Falei com o copiloto mais tarde e ele disse que Ian nunca iria largar os comandos, mesmo com sangue escorrendo-lhe para os olhos", afirmou.

Outras balas atingiram o helicóptero (similar ao da foto abaixo) afetando o sistema de estabilização. Mesmo com todos esses problemas, Fortune conseguiu aterrissar em segurança na maior base britânica em Helmand, o Camp Bastion. O Tenente recusou-se a falar publicamente sobre o incidente.

NOTA do Vinna: O Chinook em questão é o mítico RAF ZA718/BN, mais conhecido por “Bravo November”, ou simplesmente "BN". O helicóptero é o única aeronaves sobreviventes do afundamento do Atlantic Conveyor que foi atingido por um míssil Exocet argentinos durante a campanha das Falklands/Malvinas. Depois do sinistro com seu navio base, o BN, manteve-se operacional mesmo sem nenhum equipamento de apoio, peças ou manutenção. Durante o conflito sua tripulação recebeu o recebeu a Distinguished Flying Cross por sua heróica atuação em combate. Em 2003, o "BN" foi o primeiro helicóptero britânico a desembarcar tropas no Iraque. Em 2006, durante uma missão no Afeganistão na província de Helmand, a tripulação da aeronave voltou a recebeu a Distinguished Flying Cross. Desde as Malvinas, mítico helicóptero já atuou em operações no Kurdistão, Iraque, Líbano, Alemanha, Irlanda do Norte, e atualmente está em operação no Afeganistão onde ocorreu o sinistro anunciado.

Fontes: IOL Diário (Portugal) / The Sun - Fotos: militaryairshows.co.uk
/ CNN - Ilustração: The Sun - Via: Noticias sobre Aviação