Promar Ceará oferece melhor proposta para construir gaseiros do Promef


A Transpetro classificou as propostas comerciais para a construção de oito navios gaseiros do Programa de Modernização e Expansão da Frota (Promef). O menor preço foi apresentado pelo estaleiro Promar Ceará, seguido pelos estaleiros Ilha S/A (Eisa) e Mauá. Os preços ofertados serão agora negociados em processo coordenado pela Comissão de Licitação, seguindo a ordem de classificação das propostas.

A negociação, prevista pela legislação vigente, visa obter as melhores condições financeiras para a Transpetro. Apenas ao término deste processo, a companhia anunciará o vencedor da licitação e o valor do contrato.

Foram reunidos em um único lote todos os gaseiros que compõem o Promef, sendo quatro de 7.000 m³, dois de 12.000 m³ e dois de 4.000 m³. A construção dos navios será realizada em estaleiro localizado no Brasil e irá atingir um índice de nacionalização de 70%, no mínimo, na compra de equipamentos e serviços.

O Promef - que revitalizou a indústria naval brasileira – já está gerando 15 mil empregos diretos no País. Este número chegará a 40 mil. O programa prevê a construção de 49 navios, num total de 4 milhões de toneladas de porte bruto. Já foram licitadas 33 embarcações, sendo que seis delas serão lançadas ao mar em 2010.

Fonte: Revista Fator