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A remotorização do Pampa

Segundo um artigo publicado na Flightglobal está em andamento os planos da LMAASA para que uma aeronave AT-63 Pampa seja remotorizada com uma turbina Honeywell TFE731-40. A expectativa é que a o exemplar E-801 realize seu primeiro vôo antes do final do ano.

A intenção é converter pelo menos 10 unidades do Pampa com o referido propulsor tão logo se conclua os testes de voo e certificação. A conversão tem prazo previsto para os dois anos seguintes ao primeiro vôo.

O Ministério da Defesa Argentino estuda ainda a conversão das unidades restantes do Pampa em operação na Força Aérea Argentina tão logo se conclua as análises de custo com a remotorização e unificação da logística.


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Além do Pampa esta sendo estudada uma remotorização dos Pucará

O novo motor tem uma potência adicional 20% superior e deverá elevar a velocidade final da aeronave em 92 km/h. Apesar do incremento do desempenho não ser o destaque espera-se uma economia com manutenção e uma maior disponibilidade da aronave já que a grande vantagem do novo motor será a redução dos trabalhos de manutenção na metade dos ciclos do motor original além do incremento da vida útil do motor.

By Vinna