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Visando manter a operacionalidade a Argentina recorre a aquisições de segunda mão.


Argentina está a analisando seriamente a proposta oriunda da Jordânia no sentido de adquirir um lote de 13 caças Mirage F1, sendo 12 da versão monoplace CJ e 1 biplace BJ. A proposta foi apresentada ao Ministério da Defesa em julho de 2009 e envolve a cifra de 100 milhões de dólares. (a IAI ofereceu uma proposta para aviões Kfir C-10) As aeronaves Jordanianas tem poucas horas de voo (frente as anteriormente propostas de origem espanhola datada de 2008) entretanto as aeronaves Jordanianas não receberam nenhuma modernização durante a sua vida útil.

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A época (julho de 2009) a França chegou a apresentar como alternativa a modernização dos F-1 e sua incorporação até a chegada dos Mirage 2000. Entretanto comenta-se que essa atualização dificilmente será do nível dos F1-MF 2000 do Marrocos empreendida pela empresa ASTRAC (imagem acima). Especula-se que a atualização oferecida apenas adaptará os sistemas e equipamentos de apoio aos atualmente em uso na Força Aérea Argentina.


A opção jordaniana é vista atualmente como melhor opção face a “eminente” desativação dos Mirage IIIEA/DAs que tem data prevista para retirada de serviço em meados de 2012. (Pessoalmente prefiro a proposta da IAI que ofereceu o Kfir C-10)

Saab 340 equipado com radar AEW "Erieye"

Em outra ação que visa melhorar a capacidades da sua força aérea Buenos Aires anunciou que analisa a compra de ao menos dois Saab 340 equipados com ar Erieye radares de alerta antecipado.

Mi-17

Recentemente também foi anunciada a compra de dois helicópteros russos Mi-17 ao custo de 20 milhões de dólares no intuito de restaurar a capacidade de transporte pesado do força aérea desde a desativação dos Boeing CH-47 Chinook.

Helicópero AS-332 Super Puma do Exército da Argentina

Também foram destinados fundos para a modernização de três Eurocopter AS332B Super Puma do exército, da frota de Huey que serão elevados para o padrão “Huey II” atualizar a parte do seu Bell UH-1H da frota.

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A escola de aviação de helicóptero situada no Campo de Mayo também receberá um reforço de cinco novos Bell 206L.

As ações são claramente pontuais e visão manter minimamente a capacidade operacional daquela que já foi a mais poderosa Força Armada da América do Sul.

By Vinna - com informações do Flight Global