Helicóptero cai no Haiti e mata 4 militares espanhóis
Quatro militares espanhóis morreram nesta sexta-feira na queda de um helicóptero que sobrevoava o Haiti e participava de tarefas de reconstrução do país após o devastador terremoto de janeiro, informou a imprensa europeia.
O helicóptero, que caiu em uma zona próxima a fronteira com a República Dominicana, fazia parte do contingente espanhol enviado para cooperar com os trabalhos de ajuda ao país após o tremor de 12 de janeiro, que causou a morte de mais de 300 mil mortos, segundo autoridades haitianas.
Uma porta-voz do Ministério de Defesa da Espanha confirmou a perda de contato com o helicóptero e que dois aviões saíram para tentar localizar a aeronave, mas não pode dar mais detalhes.
O acidente ocorreu em Fond Verrettes, no sudeste do Haiti, às 10h30m (horário local), quando o helicóptero espanhol participava de um voo de reconhecimento e as condições meteorológicas eram boas, disse o porta-voz da missão da ONU para a estabilização do Haiti, Georges Ola-Davies, ao jornal "El País".
A aeronave acidentada é baseada no navio de assalto anfíbio Castilla (foto acima) que a pedido da ONU seguiu para o Haiti em 22 de janeiro saindo da Base Naval de Rota em Cadiz. No Haiti o navio esta baseado em Petit Goave, cidade a cerca de 70 quilómetros de Porto Principe.
O navio é dotado de uma unidade aérea de helicopteros sendo um helicópteros Sikorsky SH-3D e três Agusta Bell 212. A aeronave sinistrada seria um dos Bell 212.
Uma aeronave chilena que sobrevoou a região confirmou a queda do helicóptero, mas não pode localizar os tripulantes pois não conseguiu aterrissar na área.
No entanto, segundo Ola-Davies, os pilotos chilenos informaram que "os danos são enormes".
O contingente espanhol é composto por 423 oficiais, segundo dados do site da Defesa, entre os quais 165 Fuzileiros Navais.
Fonte: O Globo
Quatro soldados espanhois que estavam desaparecidos após a queda do helicóptero em que viajavam, na manhã desta sexta-feira, no Haiti, morreram, informou à AFP o porta-voz da Missão da ONU de Estabilização no Haiti (Minustah).
"Os quatro militares espanhóis morreram", declarou o porta-voz da Minustah George Ola-Davies.
O acidente ocorreu em Fond Verrettes (sudeste haitiano) às 10h30 locais (12H30 de Brasília), declarou à AFP o porta-voz da Missão de Estabilização para o Haiti da ONU (Minustah), Georges Ola-Davies.
Mais cedo, a ONU havia revelado à AFP a queda do helicóptero, referindo-se a "enormes danos" no local do acidente.
Um helicóptero chileno da Minustah chegou rapidamente à zona e "localizou o ponto da queda", mas não pôde pousar por se tratar de uma área montanhosa.
A Minustah pediu ajuda então ao Exército americano, que enviou dois helicópteros Blackhawk. Além disso, o exército espanhol também mandou duas aeronaves ao local do acidente.
Fonte: AFP
0 Comentários