Os motores dos aviões são sensíveis às cinzas expelidas pelos vulcões, mas a certificação atual não leva em consideração este fenômeno, considerado muito raro, explicou nesta terça-feira o presidente da Safran, uma das maiores empresas do mundo responsáveis pela produção de motores.
"Os motores são protegidos de elementos como chuva, granizo, areia. As cinzas de vulcões são acontecimentos muito raros e variáveis", explicou Jean-Paul Herteman, presidente da Safran, empresa matriz da produtora de motores de aviões Snecma.
"Os motores são máquinas que aspiram uma quantidade extraordinária de ar. São sensíveis a partir de um certo nível de ingestão de cinzas", disse Herteman.
No entanto, a resistência às cinzas vulcânicas não entra nos critérios de certificação de motores impostos pelas autoridades.
"É um tema não tratado pelos regulamentos de certificação aérea e civil", explicou.
Fonte: AFP via UOL Notícias - Arte/Folha de S.Paulo - Noticias Sobre Aviação
"Os motores são protegidos de elementos como chuva, granizo, areia. As cinzas de vulcões são acontecimentos muito raros e variáveis", explicou Jean-Paul Herteman, presidente da Safran, empresa matriz da produtora de motores de aviões Snecma.
"Os motores são máquinas que aspiram uma quantidade extraordinária de ar. São sensíveis a partir de um certo nível de ingestão de cinzas", disse Herteman.
No entanto, a resistência às cinzas vulcânicas não entra nos critérios de certificação de motores impostos pelas autoridades.
"É um tema não tratado pelos regulamentos de certificação aérea e civil", explicou.
Fonte: AFP via UOL Notícias - Arte/Folha de S.Paulo - Noticias Sobre Aviação
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