https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhowBX6r0Z28FL_Anox12Tz5CgxATYaw-L5rfdTtdm0fqeTKEAbdX_8DH3nLgAmxEW4ku_dn53p_Gf31kYj0QpHtQm0HpRsVl5iiaXklRraGaJWSPaaStgVPCgWYMo9tywxbqLK1_C8ZTA/s320/08_MHG_pais_saito2.jpg
Câmara quer ouvir Saito confirmar que FAB prefere Rafale

Para o ministro Nelson jobim, a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere comprar os caças franceses Rafale para o reaparelhamento da força. A afirmação foi feita nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados.

O ministro Nelson Jobim afirmou em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores que o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, apontou uma preferência pelo Rafale, apesar do seu custo mais alto.

"Ele disse que pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem, mas o Comando da Aeronáutica entende que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa, não obstante os custos", disse Jobim, conforme matéria de O Globo.

A afirmação de Jobim estaria em contradição com informações anteriores onde o caça francês tinha sido considerado a pior opção entre os três modelos em disputa: o Gripen, o Rafale e o F18.

Para esclarecer, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara deve convidar o brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB, para explicar tanto os critérios de avaliação dos aviões quanto a preferência da FAB.

Fonte: Brasilia em Tempo Real