Câmara quer ouvir Saito confirmar que FAB prefere Rafale
Para o ministro Nelson jobim, a Força Aérea Brasileira (FAB) prefere comprar os caças franceses Rafale para o reaparelhamento da força. A afirmação foi feita nesta quarta-feira na Câmara dos Deputados.
O ministro Nelson Jobim afirmou em audiência pública na Comissão de Relações Exteriores que o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, apontou uma preferência pelo Rafale, apesar do seu custo mais alto.
"Ele disse que pelos aspectos técnicos, todas as três propostas satisfazem, mas o Comando da Aeronáutica entende que o caça Rafale é o que mais corresponde à Estratégia Nacional de Defesa, não obstante os custos", disse Jobim, conforme matéria de O Globo.
A afirmação de Jobim estaria em contradição com informações anteriores onde o caça francês tinha sido considerado a pior opção entre os três modelos em disputa: o Gripen, o Rafale e o F18.
Para esclarecer, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara deve convidar o brigadeiro Juniti Saito, comandante da FAB, para explicar tanto os critérios de avaliação dos aviões quanto a preferência da FAB.
Fonte: Brasilia em Tempo Real
3 Comentários
Perdido a oportunidade de pegarmos o "Bonde da História" quando deixamos de adquirir o Sukhoi-35BM, o mais avançado caça da família Flanker, que supera o soberbo Sukhoi-30MKI da India e TODOS que disputaram o FX-brasileiro, temos no Rafale a independência que sobrou, isto é, a não fragilidade da possibilidade de boicote político no fornecimento de sobressalentes do F-18 e mesmo no Gripen, que tem 55% de componentes yanques.
E como diz você, Jorge Luis, é o ÚNICO que garante transferência real de tecnologia de ponta.
É incrível como setores militares e mesmo a Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara precise receber aula sobre o óbvio...talvez porque seja simples assim.
Lamento que não tenhamos pego o 1° Bonde, o que, diante da END, já nos teria levado a primeira "estação" de acesso a tecnologias de um Caça de 5ª Geração e a segunda "estação" no Programa Espacial Brasileiro.
Os aliados dos EUA jamais obtiveram o que a China e a India conquistaram: tecnologias de mísseis inigualáveis (BRAHMOS),submarinos regulares e atômicois (INS Arihant), 3ª nação a colocar, com foguete, cápsula, trajes espaciais e tripulação totalmente nacionais (China)...tudo, tudo, tudo através do verdadeiro e honesto conceito de parceria...o que não podemos dizer dos yanques, ao contrário (http://www.tijolaco.com/?p=6143).
Miguel Junior.