Originalmente denominado de Leonid Brezhnev, em 1982, lançou-se ao mar com o nome Riga em meados de 1985 foi renomeada como a Tbilisi em 1987, e recebeu seu nome atual em 1990. Analistas ocidentais chamam-no de “um navio de mil nomes”.
Sobre o Navio
O Admiral Kuznetsov entrou em serviço na Marinha Russa em 1991 e foi utilizado para a operação de aeronaves no convés e desenvolvimento de novas táticas, no final dos anos 1990 e início do ano 2000, foi o Kuznetsov permaneceu atracado por um longo período, a intenção era desarmá-lo e vendê-lo como sucata.
No entanto, com a melhoria na situação econômica do país o navio pode dar um novo sopro de vida. Sua unidade de propulsão e outros equipamentos foram consertados, o navio passou então a participar em vários exercícios militares em alto mar.
Em meados da década de 2000, representantes da Marinha e dirigentes políticos russos se sensibilizaram da necessidade de reativar a força aeronaval da Marinha Russa. Moscou decidiu então preservar o Admiral Kuznetsov, usando-o para treinar os pilotos.
Especificações Técnicas
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Comprimento: | 302.3m |
Calado: | 9.87m |
Boca: | 35.4 m |
Deslocamento: | 66 600 ton |
Propulsão:
| 8 caldeiras; 4 turbinas 4X 50000 Hp Grupos propulsores de 4 hélices. |
Velocidade máxima: | 30 knots -56km/h |
Autonomia: | 17 000 km à 22 knots – 40 km/h |
Sistemas de Armas: | 12 mísseis Mísseis anti navio (SSM) P-700 Granit/ SS-N-19 Shipwreck; 24 lançadores verticais SA-N-9 Gauntlet Mísseis anti-aéreos; 8 sistemas de defesa de ponto kashtan composto por 2 canhões de 6 canos rotativos de 30 mm; 8 lançadores de mísseis SA-N-11 Grison; 2X10 lançadores de foguetes / torpedos integrados Udav-1 |
Sistemas Eletrônicos:
| Radar de busca aérea e de superfície: MR-710 Fregat-MA/Top Plate com 370 km de alcance: 2 radares Topaz/Strut Pair 2D, Navegação: 3 radares Palm Frond, Controle de fogo: 4 X MR-360 Podcat (SA-N-9), 6X MR-123 Bass Tilt (Para os sistema Kashstan. |
Aeronaves embarcadas
| 12 caças multifuncionais Sukhoi Su-33 5 Aviões de treinamento e ataque Sukhoi Su-25 UTG; 18 helicópteros anti-submarinos Kamov Ka-27 PLO Helix 2 helicópteros Kamov Ka-27S, Helix de busca e salvamento. 4 Ka 31 de alerta antecipado (AEW) |
Sobre a Modernização
A modernização que se avizinha, será efetuada em grande escala, e foi motivada pela necessidade de eliminar deficiências do navio, bem como, de reparar algumas das suas unidades vitais. Os planos para ancoragem do navio entre 2010-2012 foram discutidos nos últimos meses, porém só agora tornados oficiais.
Embora seja difícil estimar as suas novas especificações, porém é sabido que serão bem diferentes das apresentadas na introdução deste artigo. Uma análise dos relatórios disponibilizados pela Marinha Russa tornam possível algumas especulações.
Propulsão
Primeiro de tudo, a problemática unidade a base de turbinas a vapor e caldeiras turbo-compressoras serão substituídas ou por uma turbina a gás ou por uma unidade de propulsão nuclear.
A característica nuvem de fumaça deixada pelo Kuznetsov está com dias contados, a planta motora do navio será trocada, em seu lugar poderão ser instalados ou um reator nuclear ou um sistema de turbinas a gás.
Hangar
O hangar interno será ampliado de 4500 m para 5000 metros quadrados ampliando a capacidade de transporte de aeronaves. Isto será permitido pois os sistemas de lançadores de mísseis anti-navio e de cruzeiro, Granit 3M45 P-700 (SS-N-19 Shipwreck) serão desmontados e o layout interno será alterado.
Os silos de mísseis anti-navio e de cruzeiro do navio serão removidos pondo fim a uma tradição da era soviética de equipar o porta aviões com esta capacidade. a medida resultará num significativo incremento de mais de 10% do espaço interno do hangar permitindo transportar mais aeronaves. na foto que segue o interior do hangar do navio que será ampliado.
Defesa Anti-aérea
A defesa-antiaérea do Kuznetsov será reforçada através da substituição dos sistemas 3K95 Kinzhal (SA-N-9 Gauntlet) por mísseis (SAM) de médio alcance, multi-propósito capazes de engajar alvos no ar e na superfície.
Além disso, 4-6 sistemas combinados Pantsir-S1 (SA-22 Greyhound) de curto a médio alcance (80-120km) serão instalados, assim como armas anti-aéreas e sistemas de artilharia de cano.
O sistema Pantsir-S1 navalizado comporá o sistema de defesa de ponto do navio
Opto-Eletrônica e eletrônica
Os novos sistemas de armas instalados serão em estado de arte , assim como os equipamentos de comunicação, controle de fogo e combate.
Uma nova geração de sistemas de controle e comando será instalada no navio e será padrão a todos os novos navios da marinha russa que entrarem em serviço a partir de agora .
Sistemas de lançamento e recuperação de aeronaves
Uma curiosidade, o navio receberá duas catapultas, que serão instaladas no convés angular, entretanto a tradicional rampa (sky jump) será mantida o que aumentará significativamente a capacidade lançamento de grupos de aeronaves de asa fixa.
A tradicional Rampa de lançamento será mantida, porém a novidade é a instalação de catapultas no convés angular.
A escolha das catapultas está relacionada com a escolha da unidade de propulsão do navio. Os sistemas pretendidos requerem uma unidade de propulsão nuclear, uma vez que cogita-se a instalação de catapultas eletromagnéticas.
Novos sistemas de orientação e recuperação de aeronaves serão instalados aumentando a segurança nas operações de pouso, na foto um Su-33 pousando no Kuznetsov
Os sistemas de orientação para pouso bem como sistemas de paragem e recuperação de aeronaves também serão reconstruídos e o uso de sistemas eletrônicos automatizados também será amplamente empregado.
Ala Aérea
Os atuais caças SU-33 serão substituídos por novos Mig 29 K, que por uma década serão certamente a espinha dorsal da Força embarcada, pelo menos até a chegada dos vetores mais avançados.
Assim como o Navio, a ala Aérea será totalmente remodelada, sendo composta por 26 novas aeronaves de caça multi-função, Mikoyan-Gurevich MiG-29K Fulcrum-D.
Novos helicópteros estão previstos embora os modelos ainda não estejam definidos, na imagem a maket de um Ka-92, a nova geração de helicópteros de alto desempenho
Novos helicópteros (modelo ainda não definido) serão incorporados ( 6-8) cogita-se a possibilidade de desenvolvimento de uma aeronave de asa fixa( AEW) embarcada, uma vez que a operação com catapulta poderia reavivar o projeto Yak-44.
O caça de 5ª Geração PAK FA comporá a Ala Aérea do “novo” Kuznetsov
Porém a grande novidade sem dúvida alguma será incorporação do vetor mais moderno da aviação Russa, por volta de 2020 a Marinha Russa espera receber os primeiros modelos do caça de 5ª Geração PAK FA em sua versão navalizada, afigura-se que navio operará entre 15-20 dessas aeronaves aumentando significativamente o seu poder aéreo.
Não é dado como certo, porém o programa Yak 44 poderá vir a ser o novo modelo AEW embarcado, podendo operar a partir de suas catapultas que serão instaladas. Na foto que segue, o ensaio em alto mar do Yak-44 embarcado
Conclusões
O programa de revitalização do Admiral Kuznetsov, tem por intuito prolongar a vida útil do navio por pelo menos mais 25 anos, sendo sua baixa prevista para meados da década de 40 ou 50.
A quase reconstrução do navio com a revitalização da ala aérea e incorporação de caças 5G atualizará o Kuznetsov para o emprego em cenários futuros.
Porém, a base de todo o programa de revitalização do navio oculta de fato outro programa militar, com o fim da guerra fria, a Rússia perdeu a capacidade de projetar e desenvolver um programa desta magnitude, a Marinha Russa tenciona operar no futuro uma nova geração de Porta Aviões e este programa vem de encontro com a necessidade de re-capacitação uma vez que serve de bancada de testes e laboratório de treino para os engenheiros e técnicos que certamente atuarão nos futuros programas navais Russos.
Vida longa ao Kuznetsov…
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