O caça russo de quinta-geração voou nessa quinta-feira, dia 29, a partir da base russa de Zhukovsky.

O novo caça de quinta-geração da Rússia (PAK-FA) voou nessa quinta-feira, dia 29 de abril, a partir do aeródromo russo em Zhukovsky, perto de Moscou, continuando assim seu programa de testes de voo.



O caça PAK-FA já efetuou seis voos antes desse realizado em Zhukovsky.

No comando da aeronave o Piloto de Teste da Federação Russa, Sergey Bogdan. O primeiro voo do PAK-FA foi realizada no dia 29 de janeiro deste ano no aeroporto de Komsomolsk-on-Amur, local onde a aeronave foi fabricada, uma das sedes da Sukhoi. Após a conclusão da primeira fase de testes, que consistiu em seis voos, o caça foi transferido para Zhukovsky.

A aeronave que voou em Zhukovsky já apresenta o padrão de camuflagem em tons de cinza.
A Sukhoi não informou o tempo de duração do voo realizado nessa quinta-feira.

Em comparação com as anteriores gerações de caças, o PAK-FA tem várias características únicas, combinando as funções de ataque e de aviões de caça.

A aeronave está equipada com uma quinta geração de aviônica inteiramente nova, que integra a função de “e-piloto”, com um radar ativo, com uma antena de varredura eletrônica.



As novas imagens revelam detalhes que não haviam sido vistos nas imagens anteriores divulgadas pela Sukhoi.



A aeronave PAK-FA deve permanecer em Zhukovsky por mais dois anos, período o qual será desenvolvido os motores e também novos sensores integrados.

A Força Aérea da Rússia deve colocar em operação o novo caça de quinta-geração em 2015.

Isso reduz bastante a carga sobre o piloto que pode se concentrar na execução das tarefas táticas. O equipamento de bordo da nova aeronave permite a troca de dados em tempo real como os sistemas de comando no solo, e junto ao esquadrão. A utilização de materiais compostos e tecnologia inovadora, design aerodinâmico, medidas para reduzir a visibilidade do motor, proporciona baixo nível de visibilidade radar (stealth), e possui sensores de visibilidade ópticos e infravermelhos. Isso pode aumentar significativamente a eficácia do combate contra alvos no ar e terrestres, a qualquer hora do dia, em condições meteorológicas adversas.


A bordo do PAK-FA no voo desse dia 29 de abril estava o piloto de teste da Rússia Sergey Bogdan.

O programa PAK-FA leva a indústria aeronáutica russa e as indústrias relacionadas para um qualitativamente novo patamar tecnológico. Esses aviões, juntamente com as plataformas da aviação moderna da quarta geração irá determinar o potencial da Força Aérea da Rússia nas próximas décadas.