O caça russo de quinta-geração voou nessa quinta-feira, dia 29, a partir da base russa de Zhukovsky.
O novo caça de quinta-geração da Rússia (PAK-FA) voou nessa quinta-feira, dia 29 de abril, a partir do aeródromo russo em Zhukovsky, perto de Moscou, continuando assim seu programa de testes de voo.
No comando da aeronave o Piloto de Teste da Federação Russa, Sergey Bogdan. O primeiro voo do PAK-FA foi realizada no dia 29 de janeiro deste ano no aeroporto de Komsomolsk-on-Amur, local onde a aeronave foi fabricada, uma das sedes da Sukhoi. Após a conclusão da primeira fase de testes, que consistiu em seis voos, o caça foi transferido para Zhukovsky.
Em comparação com as anteriores gerações de caças, o PAK-FA tem várias características únicas, combinando as funções de ataque e de aviões de caça.
A aeronave está equipada com uma quinta geração de aviônica inteiramente nova, que integra a função de “e-piloto”, com um radar ativo, com uma antena de varredura eletrônica.
As novas imagens revelam detalhes que não haviam sido vistos nas imagens anteriores divulgadas pela Sukhoi.
A aeronave PAK-FA deve permanecer em Zhukovsky por mais dois anos, período o qual será desenvolvido os motores e também novos sensores integrados.
Isso reduz bastante a carga sobre o piloto que pode se concentrar na execução das tarefas táticas. O equipamento de bordo da nova aeronave permite a troca de dados em tempo real como os sistemas de comando no solo, e junto ao esquadrão. A utilização de materiais compostos e tecnologia inovadora, design aerodinâmico, medidas para reduzir a visibilidade do motor, proporciona baixo nível de visibilidade radar (stealth), e possui sensores de visibilidade ópticos e infravermelhos. Isso pode aumentar significativamente a eficácia do combate contra alvos no ar e terrestres, a qualquer hora do dia, em condições meteorológicas adversas.
O programa PAK-FA leva a indústria aeronáutica russa e as indústrias relacionadas para um qualitativamente novo patamar tecnológico. Esses aviões, juntamente com as plataformas da aviação moderna da quarta geração irá determinar o potencial da Força Aérea da Rússia nas próximas décadas.
5 Comentários
Acho que deviamos jogar este FX2 fora e comprar os Sukhoi russos
Não sou a favor de guerras, mas quando o equilíbrio se estabelece é bom para ambos lados, porque o repeito mútuo é o que está faltando ao mundo.
Miguel Junior.