https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgas2nstyy8uXMpUKsIRMDOlwZQNiawKsZfCHh6NjgBXRe6hqyJRVSWHGiyTcfjFjvSVZTgYoZybAsadiu7Nz4KDgWIWVHLi4dqXib7VwqfKd4EeganaG8rK4YMYugWkGQAhCd7NsFPalM/s400/eurofighter-typhoon-6%5B1%5D.jpg
Omã está interessado em adquirir caças Eurofighter Typhoon

O governo de Omã está interessado em adquirir 24 caças Eurofighter Typhoon, num negócio avaliado em cerca de US$ 2,3 bilhões.

A negociação está em andamento com o Reino Unido, e um porta voz do Primeiro Ministro britânico disse que a venda asseguraria vários empregos no Reino Unido e “aumentaria o relacionamento estratégico entre os dois países”.

As aeronaves Typhoon são fabricadas através de um consórcio conjunto de quatro nações: Reino Unido, Alemanha, Itália e Espanha. No Reino Unido parte das aeronaves são fabricadas pela BAE systems.

A companhia britânica informou que: “Omã é um país o qual nós temos uma longa e valiosa relação e nós estamos de prontidão e apoiaremos qualquer exigência que eles solicitarem.”

Enquanto isso, o ministro da defesa britânico, Gerald Howarth, disse que se o contrato for assinado, demonstrará “que o Typhoon é uma das aeronaves de combate multi-missão que mais se destaca no mundo”.

A aeronave já está em operação no Reino Unido, que se comprometeu adquirir 232 das 600 encomendadas pelas quatro nações do consórcio, sendo o país que possui a maior quantidade de caças encomendados. Além dos quatro países participantes, os outros dois clientes atuais são a Arábia Saudita e a Áustria, que elevaram a quantidade de pedidos para quase 700 aeronaves.

Fonte: CAVOK