https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjkrLjB6fA5A4pUvRt2nWCBLtCOsEuItKUvyxqAZVjp3ULY2uosWTQbvsuEsk6Kv86Y-osqmiWZAdSo4auav5XXb70oVDzvJ8Gm1i9dlL6xMnd1nH5lVBwBBEAgRn7Yw2XUcK2sgD1Hlx2x/s320/cbers-interna.jpg
O equipamento já fez mais de 300 mil imagens da América do Sul

Depois de 13 mil voltas em torno da Terra, o satélite brasileiro CBERS-2B foi desativado. O equipamento desenvolvido em São José dos Campos em Credito: Reprodução / Rede Vanguarda parceria com a China já tinha o tempo de uso previsto de dois anos. Mas ele ficou em atividade por oito meses a mais do que o prazo e gerou mais de 300 mil imagens da América do Sul. Mas sua nova versão ainda não está pronta.

O satélite havia sido feito com peças que sobraram do CBRS-2, o segundo feito pelo Inpe em cooperação com a China. No início de março, o equipamento começou a apresentar problemas e nessa semana, os cientistas anunciaram o fim das operações.

O CBRS-2B foi lançado para que o Brasil tivesse autonomia na observação da Terra até o lançamento de um novo satélite, mais sofisticado. Mas esse equipamento só ficará pronto no segundo semestre de 2011 e terá Credito: Reprodução / Rede Vanguarda quatro câmeras para fazer imagens, uma a mais do que as versões anteriores.

As imagens que o CBRS faz da Terra são usadas principalmente nos programas de monitoramento do desmatamento da Amazônia. Nesse período de aproximadamente um ano em que o país ficará sem o satélite, os cientistas vão depender só das imagens que já são enviadas por outros dois equipamentos, um americano e um indiano. Com isso, o Brasil vai perder um terço da capacidade de observação da floresta.

Fonte: vnews


Fora de Órbita
Satélite brasileiro para de funcionar

I