https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjcxPQHJdX6Lego648CEVSxZ2HrbPhw7xRUtWymvSX-Ak-KNmaJQFhUirKpitZm9k6mnPJfGyYGCmiIlszK82zjV5Ky9gyYDYqHmafo4dBQ0DAHZ_rkVm7VCGN27LS02oBaLDjLcDE1LYIO/s400/Boeing+F-15SE.jpg

A Arábia Saudita submeteu uma solicitação urgente aos Estados Unidos para compra de avançados caças F-15SE (Silent Eagle), e que essa teria sido discutida no encontro do Rei Abdullah com o Presidente Barack Obama no dia 29 de junho.

Membros do governo dos EUA informaram que o rei de 86 anos esperava assinar o acordo em princípio para adquirir os caças F-15 num negócio avaliado em aproximadamente US$ 10 bilhões. “Os Sauditas ficarão confortáveis com os F-15, e veem isso como importante para contem a ameaça iraniana,” informou um órgão oficial da Arábia Saudita.

Membros do governo saudita disseram que a família real comentou sobre a requisição de 72 caças F-15 fabricados pela Boeing. Eles informaram que os F-15 poderiam compreender os mais avançados modelos, incluindo a plataforma F-15SE, com capacidade stealth.

“O acordo poderia também incluir um financiamento feito pelo governo saudita no desenvolvimento do F-15 stealth,” informou o oficial saudita. “No momento, a U.S. Air Force não está interessada em tal aeronave.”

A Arábia Saudita tem adquirido mais de 160 caças F-15 através de acordos assinados no final da década de 70 e na metade dos anos 90. Nos últimos três anos, os Estados Unidos lançaram esforços para modernizar os caças F-15 nos modelos C, D e E, os quais poderiam permitir que os caças possam carregar os mais avançados mísses ar-ar e ar-terra.

Em 2007, a Arábia Saudita assinou um contrato de US$8,9 bilhões com a BAE Systems para compra de 72 caças 72 Eurofighter Typhoon. Mas a Real Força Aérea da Arábia Saudita, a qual recebeu o primeiro lote de Typhoons, disse que precisará vários anos para aprender a operar plenamente a quarta-geração do caça europeu.

“Os Sauditas querem comprar [as aeronaves norte americanas], mas não vão tolerar atrasos,” disse um membro do governo saudita.

Fonte: CAVOK