Motivos da queda da aeronave ainda não são conhecidos.
Um avião militar Hongdu K-8W Karakorum (K-8) de fabricação chinesa caiu às 10:00 (hora local) da manhã desta quarta-feira (21), sem deixar vítimas, no Vale do Rio Turbio, um zona despovoada em Barquisimeto, capital do estado de Lara (367 quilômetros a oeste de Caracas), enquanto fazia operações de treinamento, noticiou a agência oficial AVN.
A aeronave acidentada fazia parte de uma formação com outras três aeronaves que haviam decolado minutos antes da Base Aérea Vicente Landaeta Gil, em Barquisimeto.
"Nesta quarta-feira pela manhã caiu um avião K8 da Força Armada Nacional, de fabricação chinesa, em uma região despovoada de La Ribereña de Barquisimeto, estado de Lara, sem deixar vítimas por quem lamentar", destacou a AVN.
O diretor da Defesa Civil de Lara, coronel Héctor Vargas, afirmou que os dois tripulantes da aeronave conseguiram ejetar-se antes de o avião cair e se chocar contra um cabo de alta tensão, o que interrompeu o abastecimento de eletricidade na região por várias horas.
O piloto Ramírez Chiquito fraturou a região da bacia e o copiloto sofreu ferimentos leves. Ambos foram levados para um hospital a oeste de Barquisimeto.
Vargas assegurou que especialistas chineses e venezuelanos investigam as causas do acidente.
A aeronave faz parte da esquadrilha de 18 aviões K-8 que o governo venezuelano negociou com a China no fim de 2008 para serem usados pela Força Aérea para treinamento. A Venezuela pagou cerca de 82 milhões de dólares pelas 18 aeronaves (cerca de 4,5 milhões de dólares cada).
Os K-8, aviões de dois lugares que alcançar uma altitude de 40.000 pés, foram desenvolvidos em conjunto pela China e pelo Paquistão como aeronaves de treinamento leves que, eventualmente, podem ser usadas em operações de apoio a unidades em terra.
Fontes: Terra / AVN / ASN / Noticia al Dia - Fotos: AFP Photo / El Impulso / Elías Rodríguez - Noticias Sobre Aviação
1 Comentários