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A Força Aérea de Israel (FAI) decidiu não ampliar o programa de modernização da sua atual frota de helicópteros de ataque Boeing AH-64A Apache para o padrão “D”, Longbow.

Atualmente a FAI possui 17 AH-64D, que foram obtidos através de compras diretas com a Boeing e do programa de modernização da versão “A” para a “D”. Além disso, outros 30 AH-64A ainda estão em serviço na FAI, totalizando 47 exemplares.

Inicialmente Israel preferiu modernizar os helicópteros ao invés de comprar novas plataformas. Agora, mesmo com o programa suspenso, oficiais da FAI garantem que a atual frota de Apache e de Bell AH-1 Cobra estão disponíveis em número suficiente e também são ideais para cumprir as missões exigidas por Israel.
Por outro lado, a FAI continuará a operar com os modelos Sikorsky CH-53A/D até que a nova geração deste helicóptero de transporte pesado esteja disponível. “Todas as outras alternativas e foram estudadas e descartadas. Vamos esperar pelo CH-53K”, disse um oficial da FAI.

A Sikorsky deverá voar o CH-53K em 2013 e as primeiras entregas para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA será feita em 2016.

Paralelamente Israel está em negociações com a Lockheed Martin para ampliar a compra dos aviões de transporte tático pesado Lockheed C-13J Super Hercules. A primeira aeronave chegará em 2013 e o acordo inicial firmado inclui mais dois exemplares.

Fonte: Revista Asas