https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjILHgTxQA-4KJfcSsaL3J-pApEqOedVIXxoAtuL96lsl1-tzy8E23kcfoCrfU9-WoaWDRtNlCTJfDDwGSSMK1ScHcwKwdjwEytU2_7Tm3zdVVI2JY1xGW_SRl0zMSarOvIR7JoFeO4-88/s320/Logomarca+da+Opera%C3%A7%C3%A3o+Texus-43.jpg
Rajadas de vento com velocidade de 11 metros por segundos, portanto, acima do limite de 10 m/s suportável para o tamanho do artefato, adiaram o lançamento do Foguete de Treinamento Básico (FTB), que tinha previsão para subir às 15h30 de ontem. A suspensão do lançamento ocorreu às 16h43, depois que os técnicos do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) lançaram, no decorrer da tarde, seis balões para avaliar as condições do vento.

O diretor do CLBI, tenente coronel aviador Luíz Guilherme Silveira de Medeiros disse que, no decorrer dessas duas semanas, vai se reunir com os técnicos para avaliar as condições meteorológicas e decidir sobre a nova data de lançamento do foguete, que, se tivesse alçado vôo ontem, levaria três minutos para cair no mar, a 16 quilômetros da costa do RN.

Antes da hora prevista para o lançamento do foguete, o diretor da CLBI fez uma exposição sobre a operação para uma plateia que incluía pelo menos 150 pessoas, entre jornalistas, familiares, autoridades e convidados, como 40 alunos e 15 professores do Departamento de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

“O convite foi para que eles conhecessem a operação e começasse uma convivência com a comunidade científica”, disse Medeiros, o qual informou para a assistência, que por questão de segurança, relacionada à expansão urbana próximo à Barreira do Inferno, lá só se faz lançamento de foguetes de pequeno e médio portes.

O professor do Departamento de Ciência e Tecnologia da UFRN, Marcos Almeida, disse que apesar de não ter ocorrido o lançamento do foguete, esta é uma oportunidade de os estudantes terem uma experiência valiosa. O estudante Fabrício Medeiros cursa o terceiro período da Faculdade de Ciência e Tecnologia e acha que o convite para assistir ao lançamento de um foguete “é interessante”, porque podem ver, na prática, o que viram na teoria.

Fonte: Tribuna do Norte