Chile atualmente avalia uma série de novas aquisições de material militar dentre estas as informações mais recentes dão conta que as compras recairiam sobre um lote de treze mísseis ar-ar AIM-120C7 AMRAAM para equipar os caças F-16C / D Block 50 da Força Aérea Chilena e um numero não especificado de aeronaves de trasnporte médio para o exército do tipo C-27J Spartan, fabricado em Itália pela Alenia.

A ideia inicial era a compra de um CN-235 de origem espanhola usado da Indonésia similar aos modelos em uso pela Marinha e Força Aérea, visando uma padronização de equipamentos. Entretanto a Brigada de Aviação do Exército (Bave) considera hoje que o C-27J, que seria preferível face a sua robustez e capacidade de pousar em pista de terra. A escolha inclusive ja teria a chancela do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas chilenas, que é liderado pelo general Christian Le Dantec. Neste contexto, a Força Aérea havia manifestado o interesse no C-27J, entretanto a instituição optou por comprar três C-130H de transporte pesado de segunda mão.

A Marinha preferiu adquirir o C-295 fabricados em Espanha pela Airbus Military para patrulha maritima. Foram encomendados 3 unidades em 2008 que devem ter sua entrega concluída até meados de 2011. Fontes indicam que a Marinha chilena, que pretende comprar mais cinco aeronaves do mesmo tipo provavelmente para substituir os P-3 Orion atualmente em uso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUrzGITd2AYO-wXK_D7NPbPnveuF0dLRlMv3ezJHHfpkaDolFG5092Ij1DhV9OM6o9IJmdaf0qhykLFkZosN1FLqvuf80tbnvfDgBvRbsaE80ucZ0R-1JVZn2XnI542ItlBfj63xxWUy_V/s1600/ORD_SAM_SLAMRAAM_NASAMS_Launch_lg.jpg

Tambem foi informado que está em processo final de negociação o contrato para a aquisição de sistema de defesa aérea NASAMS (Norwegian Advanced Surface to Air Missile System), que será fornecido pela empresa norueguesa Kongsberg e a fabricante americana Raytheon.



By Vinna com informações do El Austral