Uma aeronave A-50 Mainstay da Força Aérea Russa, seguida na foto por dois caças MiG-31, participará do exercício militar com o NORAD.

A Força Aérea da Federação Russa e o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) conduzem um exercício de defesa aérea conjunta entre os dias 8 e 11 de agosto de 2011.

O exercício chamado Vigilant Eagle envolverá membros da Rússia, Canadá e da U.S. Air Force (Força Aérea dos EUA) operando a partir de centros de comando na Base Aérea de Elmendorf, no Alasca e em Khabarovsk na Rássia.

Ele também envolverá o Serviço Federal de Navegação Aérea da Rússia e a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA).

Através de um acordo militar cooperativo, o NORAD, os comandos dos EUA e do Canadá, e a Força Aérea da Rússia conduzirão um exercício de voo diário de até cinco dias.

Isso irá consistir de dois voos internacionais, um originário no Alasca e viajando para o extremo oriente, seguido de um originário do extremo oriente e viajando para o Alasca.

A Rússia destacará sua aeronave AWACS A-50 Mainstay, enquanto os EUA destacarão suas aeronaves AWACS E-3B Sentry, KC-135 Stratotanker e os caças F-15 e F-16 durante o exercício.

O exercício oferecerá as nações participantes a oportunidade de juntamente detectar, rastrear, identificar, interceptar e seguir as aeronaves que procedem além dos limites internacionais.

Fonte: CAVOK