De acordo com uma fonte diplomática, o governo Nicolas Sarkozy espera ainda para 2010 um anúncio de Brasília oficializando a compra de 36 caças Rafale, da fabricante francesa Dassault pelo governo brasileiro. A compra é estimada em pelo menos 5 bilhões de dólares.

“No último dia 7 de setembro o ministro [da Defesa] Nelson Jobim disse que o trabalho técnico do governo brasileiro [comparando o Rafale com os rivais, o americano F/A-18 Hornet, da Boeing, e o sueco Gripen NG, da Saab] já estava feito. E isso foi o mais importante, porque ele nunca havia dito isso antes,” diz o diplomata.

“Portanto, vamos esperar a decisão [do presidente Lula] com muita confiança,” acrescenta.

No dia 7 de setembro, Jobim afirmou também que o anúncio oficial do governo brasileiro sobre o caça vencedor seria feito após as eleições.

O diplomata disse ainda que, graças à parceria estratégica estabelecida entre o governo francês e o brasileiro nos últimos anos, mesmo quando as relações bilaterais sofrem atritos – como é o caso das divergências atuais sobre o programa nuclear iraniano e das negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia – prevalece um clima de franqueza e transparência no diálogo entre Brasília e Paris.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLz9J87uxXHh82pZs7sSq-iawBLddgExBi4RSlSMiwAXn6AbGCkDWnd8CmOTzm7bwLjYH24NJ44dnplGnnAOgLe64cSQruvX4NeL0iBkqjQX1H4fw0zAp8H3CuCZPQEP7x2ZqXL104_kJl/s400/rafale-fab.jpg

“O mais importante nas nossas relações é que a França está completamente de acordo com o processo brasileiro de buscar a autonomia de decisão em grandes questões globais, de obter sua soberania tecnológica e também de se tornar um membro permanente do Conselho de Segurança da ONU,” disse.

O diplomata disse também que num eventual governo Dilma Rousseff, as relações Brasília-Paris devem continuar estreitas, uma vez que desde que era ministra das Minas e Energia, no começo do governo Lula, Dilma tem mantido contatos com empresas francesas, e mais recentemente, com o presidente Nicolas Sarkozy, por quem foi recebida no último mês de junho, já como candidata à presidência, para uma reunião técnica em Paris.

Fonte: Portal Exame