A direção da Fábrica Argentina de Aviones S.A. (FAdeA) apresentou oficialmente, durante um encontro com instituições acadêmicas e empresariais de Córdoba, o projeto de desenvolvimento de seu primeiro avião de concepção inteiramente própria desde 1983. Trata-se do IA-73, um monomotor de treinamento básico militar, cujo protótipo deverá estar pronto em 2013.




O projeto consumirá entre US$ 10 e 12 milhões, montante que a FAdeA retirará de seus próprios recursos. O programa será desenvolvido com a colaboração de universidades radicadas em Córdoba e de empresas locais.


Croquis tres vistas del proyecto IA-73. Coleccion Hernan Longoni/Jose Martinez.

Desde dezembro passado, ocasião que a então LMAASA (Lockheed Martin Aircraft Argentina S.A) foi re-estatizada e rebatizada de FAdeA, a empresa começou a estudar a possibilidade de projetar e construir um treinador básico militar para que este viesse a substituir os veteranos Beechcraft T-34 Mentor em uso na Força Aérea Argentina. Mediante a concordância do Ministério da Defesa, deu-se início às ações de desenvolvimento da aeronave, bem como o estudo da linha de financiamento. A FAdeA planeja oferecer o IA-73 também para outros países.

Fonte: T&D