O Centro científico docente do Exército Russo, em Moscou, desenhou um material artificial para substituir a vegetação viva que se utiliza atualmente para camuflagem no Exército Russo, comentou hoje um dos professores do centro, Alexei Bogdanov.

“Os elementos de camuflagem desenvolvidos a partir da vegetação viva não duram muito porque as folhas murcham em dois dias. Nesse sentido é mais proveitoso utilizar materiais artificiais”, declarou Bogdanov na conferência “Blindagem 2010”, que aconteceu em Omsk, Sibéria.

Para a camuflagem de veículos blindados, o cientista propôs utilizar a vegetação artificial, feita de material plástico, que é muito mais prático e duradouro.

“O material que se utiliza para confeccionar flores artificiais também podem servir para fins militares. O plástico é um material quase eterno e serve perfeitamente para camuflagem”, disse Bogdanov.

Cabe ressaltar que todos os elementos de camuflagem adotados nos exércitos da OTAN são fabricados de materiais artificiais. Eles têm melhor característica espectral, são mais leves, ocupam pouco espaço para transportar e tem uma alta resistência a umidade e uma vida útil maior.