A grande dependência do nióbio brasileiro deve explicar, segundo especialistas, a preocupação do governo dos Estados Unidos com relação à segurança das minas do País. O Brasil detém 98% das reservas e 91% da produção mundial do minério, usado para a fabricação de aços especiais.
Os Estados Unidos não produzem o minério.
Relatório anual do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) aponta que o Brasil tem reservas de 2,9 milhões de toneladas de nióbio, com uma produção acumulada de 57 mil toneladas em 2009. O País foi responsável, no ano passado, por 87% das importações americanas do mineral.
O Nióbio é elemento importante para turbinas de aviação. Cada turbina CFM56 emprega cerca de 300kg de Nióbio.
O documento indica que a maior economia do mundo continuará dependente do nióbio brasileiro. "As reservas domésticas (dos Estados Unidos) de nióbio têm baixa qualidade, algumas complexas do ponto de vista geológico, e muitas não são comercialmente recuperáveis", diz o texto, publicado em janeiro. Segunda maior reserva, o Canadá é responsável por apenas 7% da produção mundial.
Procuradas pelo Estado, as empresas responsáveis pelas minas citadas no documento divulgado pela WikiLeaks não se pronunciaram sobre o assunto. A CBMM, do grupo Moreira Salles, e a Anglo American são as duas grandes produtoras de nióbio no País, operadoras das minas de Araxá e de Goiás, respectivamente.
O Brasil é também um grande produtor de manganês, o que explica a inclusão do produto na lista dos ativos brasileiros importantes. Segundo documento da USGS referente a esse mineral, o Brasil teve a quarta maior produção em 2009, ano em que foi responsável por 5% das importações americanas da commodity. Os Estados Unidos não produzem manganês desde a década de 70, também por causa da baixa qualidade das jazidas domésticas.
A lista divulgada pela WikiLeaks inclui a produção de minério de ferro pela "mina Rio Tinto", que não tem mais ativos brasileiros nesse segmento. A companhia operava uma mina em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, que foi vendida à Vale do Rio Doce do ano passado. Nenhuma das empresas comentou a inclusão do projeto na lista.
2 Comentários
11 de agosto de 2005
Usos e usuários finais de nióbio
http://www.defesanet.com.br/tecno/niobio1.htm
O NIÓBIO É O FUTURO
http://www.defesabr.com/MD/md_amazonia.htm#Niobio
Maior mina de tântalo do mundo fica na Amazônia
19/08/2008
http://pib.socioambiental.org/pt/en/noticias?id=59582&id_pov=299
A questão do nióbio e a reserva Raposa do Sol
04/10/2008
http://jorgeroriz.wordpress.com/a-questao-do-niobio/
"...A maior mina de nióbio do planeta está em São Gabriel da Cachoeira, estado do Amazonas"
Ha ha ha (É mesmo?????)
"...A sua evolução para Brigada de Infantaria de Selva foi uma resposta à necessidade sentida pela Força Terrestre de ampliar a sua capacidade dissuasória na porção noroeste da área de responsabilidade do Comando Militar da Amazônia. Assim, no ano de 2004, a sede da Brigada foi transferida de Niterói para São Gabriel da Cachoeira.
É uma Organização Militar subordinada ao Comando Militar da Amazônia.
http://pt.wikipedia.org/wiki/2%C2%AA_Brigada_de_Infantaria_de_Selva
Margareth Thatcher (Primeira-Ministra do Reino Unido, 1983)
"Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós. Oferecemos o perdão da dívida externa em troca da floresta".
Al Gore (Vice-Presidente dos EUA, 1989)
"O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia".
François Mitterrand (Presidente da França, 1989)
"O Brasil deve delegar parte dos seus direitos sobre a Amazônia aos organismos internacionais competentes".
Gorbachev (Último Presidente da URSS, 1992)
"Caso o Brasil resolva fazer uso da Amazônia, pondo em risco o meio ambiente nos Estados Unidos, temos que estar prontos para interromper este processo imediatamente".
General Patrick Hugles (Diretor da Agência de Inteligência de Defesa dos EUA, 1998)
"A floresta amazônica e as demais florestas tropicais do planeta deveriam ser consideradas “bens públicos mundiais” e submetidas a uma gestão coletiva pela comunidade internacional".
Pascal Lamy (Comissário de Comércio da União Européia, 2005).
“Obviamente, existem problemas de soberania, mas o desmatamento é um assunto enorme... e qualquer plano, mesmo que seja radical, é digno de ser avaliado”.
David Miliband (Ministro do Meio Ambiente do Reino Unido, 2006).
http://www.defesabr.com/MD/md_amazonia.htm
Mais uma indecência
Delfim Netto
23 de agosto de 2010
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/mais-uma-indecencia
Ambições amazônicas
Delfim Netto
3 de agosto de 2010
http://www.cartacapital.com.br/sociedade/ambicoes-amazonicas
Coluna Sextante da CartaCapital n˚ 594
A lógica de Akiaboro – Antonio Delfim Netto
http://blogdadilma.blog.br/2010/05/a-logica-de-akiaboro-%E2%80%93-antonio-delfim-netto.html
Belo Monte, Balbina & Três Gargantas
Eron Bezerra
“Estão com raiva de mim, querem que eu deixe de ser o cacique. Dizem que eu sou a favor da hidrelétrica. Eu cansei dessa história, não quero participar de reunião, de audiência. Só quero trabalhar na roça e garantir meu sustento”.
(Cacique Manuel Juruna)
http://www.vermelho.org.br/coluna.php?id_coluna_texto=3170&id_coluna=19